Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Semana da Saúde encerra sua 11ª edição com recorde de atendimentos 25/11/2021 Semana da Saúde encerra sua 11ª edição com recorde de atendimentos Foram 18.410 serviços prestados à população fluminense, que lotou o estande do Hemorio no Dia Nacional do Doador

 Um desfile de cidadania com recorde de atendimentos e nota dez em todos os quesitos: prestação de serviços com 18.410 atendimentos em três dias, participação de artistas populares, como Neguinho da Beija-Flor e a bateria da Azul e branco de Nilópolis, Xande de Pilares e a bateria do Salgueiro, debates de conscientização sobre temas fundamentais como doação de sangue, de órgãos e a importância da prevenção à dengue. A 11ª edição da Semana da Saúde de 2021 terminou com um show de solidariedade e números vitoriosos. Após a interrupção do evento no ano passado pela pandemia, foram coletadas ao todo 470 bolsas de sangue nesta edição.

Somente nesta quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador, data em que o Hemorio comemora 77 anos de sua criação, foram 161 bolsas coletadas, 236 cadastros e realizados 6.806 em todas as ações do evento.

- Estamos muito felizes com o resultado da Semana da Saúde, que é o maior evento de saúde pública do estado. Depois de um ano sem podermos fazer essa ação por causa da pandemia, trazer de volta serviços tão importantes para perto da população mostra que estamos no caminho certo. Só temos a agradecer a adesão da população e nos prepararmos ainda mais para a próxima edição no ano que vem. É uma vitória que, para acontecer, também contou com a colaboração de tantos parceiros que se juntaram para construção desse evento e a garra e a disposição das equipes técnicas da Secretaria, que foram incansáveis nesses três dias - disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Hemorio recebeu o carinho dos cariocas, como a bancária Celina Kanaciro, de 49 anos, que já doou sangue mais de 20 vezes e comemorava mais uma participação na Semana da Saúde.

- Já é a terceira vez que eu participo da Semana da Saúde realizando esse ato de doar sangue que todos nós sabemos ser fundamental para salvar vidas. É uma energia muito boa!

Servidor do Estado, Marco Aurélio Lima da Silva, 43 anos, foi à Semana da Saúde vestido de super-homem para comemorar uma incrível marca: sua 52ª doação de sangue.

- Quando me tornei funcionário público e fiquei mais próximo ao Hemorio, realizei um sonho que vinha de muito jovem, doar sangue. Perdi o medo da agulhada e passei a fazer o bem para as pessoas. Doar sangue é muito importante, muitas crianças inclusive precisam. Se você não pode, ajude divulgando as campanhas para mais pessoas doarem.

A Semana da Saúde ofereceu aferição de pressão, testes de glicose, para detecção de Covid-19, rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV, além de exames de alergia e de função pulmonar. No local, também houve atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase. Homens a partir de 50 anos ou com histórico de câncer de próstata na família puderam realizar consulta com urologista e teste de PSA. Neste terceiro dia, foram realizados 720 atendimentos no estande da Saúde do Homem.

Entre as atrações culturais, houve apresentações de Neguinho da Beija-Flor e a bateria da Azul e branco de Nilópolis e do conjunto Harmonia Enlouquece, criado no projeto Convivendo com a música.

Parceria - A ação é uma parceria entre a SES e TV Band e a BandNews e conta ainda com o apoio das Drogaria Venancio, Hemorio, Medlevensohn, Cruz Vermelha, Brasil Sem Alergia, Grupo Rão, Guaravita, Claro e Águas do Rio.

Fotos: Maurício Bazílio/ Divulgação SES

LINK PARA FOTOS E VÍDEOS

Telefones úteis