A Secretaria de Estado de Saúde (SES) participou, na manhã desta quarta-feira (17.11), da assinatura do Termo de Cooperação no Combate à Hanseníase. A cerimônia aconteceu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos, Zona Norte do Rio. O subsecretário de Estado de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, participou do evento representando o Secretario de Estado de Saúde Alexandre Chieppe.
A assinatura do termo de compromisso é uma ação importante para a criação de políticas públicas conjuntas que colaborem na redução dos casos de hanseníase no estado. Mário Sérgio destacou o compromisso da SES no combate à doença.

- Assumimos o compromisso de acompanhar as necessidades municipais para que consigamos minimizar os impactos causados pela Hanseníase. Esse é o nosso papel que passamos a reafirmar através deste documento-, ressaltou ele.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, recebeu as autoridades e falou sobre novas pesquisas desenvolvidas no campus.

- Temos trabalhado no diagnóstico e também contamos com avanço da ciência para uma vacina de prevenção à Hanseníase. Esse estudo está em desenvolvimento em nosso laboratório.

Segundo o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN), houve uma queda de quase 55% nos diagnósticos entre 2019 e 2020 e 20% dos novos casos identificados já apresentam sequelas para os pacientes.

- É notório que o esquecimento foi agravado na pandemia. Esse problema é mais grave que subnotificação. É o não diagnóstico da doença. A ideia da campanha é compartilhar informação e fazer com que todas as esferas do poder público façam adesão ao combate. A gente precisa divulgar a causa e trazer o tema para agenda política - destaca Artur Custódio Moreira de Sousa, Coordenador Nacional do MORHAN.

O encontro oficial também contou com a presença de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Carlos Chagas e da rede de universidades - RedeHans-RJ.