Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES amplia vagas do Curso de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde Mental da UERJ 23/09/2021 SES amplia vagas do Curso de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde Mental da UERJ Agora, a instituição oferece três vagas de enfermagem, três de psicologia e três de serviço social

 Os estudantes que sonham com a oportunidade de participar do programa de residência em saúde mental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) podem comemorar. A Coordenação de Ensino da Superintendência de Educação em Saúde da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ) acaba de ampliar de seis para nove o número de vagas da Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Agora, a instituição oferece três vagas de enfermagem, três de psicologia e três de serviço social.

“A coordenação acredita que esta ação é extremamente necessária para mostrar que a SES-RJ apoia a qualificação e a consolidação do Programa de Residência, principalmente neste momento em que os desdobramentos psicossociais da pandemia de Covid-19 atingem a população de forma geral, demandando o aumento do quadro de profissionais especializados em saúde mental no estado do Rio de Janeiro”, explica Carina Teixeira, Superintendente da Área de Educação em Saúde da SES-RJ.

Desde a sua criação, em 2012, a Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde Mental da UERJ tem como sua principal característica uma equipe composta por docentes, assistentes sociais, enfermeiras/os, psicólogas/os, e outros profissionais da saúde na construção de dispositivos humanizados no atendimento e cuidado à saúde mental. Na perspectiva de consolidação das políticas públicas preconizadas pelas Reformas Sanitária e Psiquiátrica e da implicação com o Movimento da Luta Antimanicomial, a residência tem buscado contribuir tanto para a gestão municipal e estadual da rede pública do Rio de Janeiro, quanto para a organização dos serviços em torno dos ideais éticos-estéticos (como a forma compromete o comportamento) e políticos do Sistema Único de Saúde.

“A residência multiprofissional é ainda uma aposta pedagógica que envolve uma formação integrada e partilhada por profissionais de diferentes graduações: psicologia, serviço social e enfermagem, atuando nas unidades estaduais CPRJ e CENTRARio e também no CAPs UERJ. Serviços esses que são referência no atendimento em Saúde Mental no nosso Estado”, avalia Danielle Vargas, coordenadora de Ensino da SES-RJ.

O ensino no Programa passa pela sensibilização e pelo comprometimento com o trabalho em saúde no âmbito público, características que se fazem ainda mais necessárias no campo da saúde mental, que exige das/os residentes uma compreensão do modelo da atenção psicossocial, além de uma defesa firme e implicada da desconstrução das práticas manicomiais e dos ideais estereotipados de normalidade que ainda influenciam a sociedade na atenção aos pacientes em sofrimento psíquico.

O Programa de Residência se articula com os outros níveis de ensino de pós-graduação e de pesquisa e com a extensão, no interior da Universidade e com instituições e serviços externos, no sentido de acolher as demandas de educação permanente em saúde das/os profissionais da saúde mental em suas necessidades de capacitação, especialização e qualificação, bem como a sua formação de trabalho para o SUS.

"Um importante diferencial deste programa de residência multiprofissional é a sua ênfase na interdisciplinaridade. Conseguimos isso a partir da organização dos conteúdos teóricos e teórico-práticos que compõem o seu Curso de Especialização em Saúde Mental, que confere às/aos residentes o título de especialista certificado pela UERJ, e fundamenta a integração da formação acadêmica aos campos de prática. No curso, a articulação entre teoria e prática é apresentada como suporte fundamental ao exercício profissional crítico, criativo e propositivo para construção de dispositivos territoriais produtores de saúde e espaços de efetivo engajamento, responsabilização e emancipação”, finaliza Ana Paula Procópio, coordenadora do Programa pela UERJ. 

Os interessados podem fazer a inscrição para o curso até o dia 26 de setembro pelo link: https://www.cepuerj.uerj.br/uploads/concursos/163191286338146974d0b8391f5e5029ba80cbee78e7ee39a/826084369.pdf

O pagamento da taxa de inscrição deve ser realizada até o dia 27 de setembro

 

Telefones úteis