Dia Nacional de combate ao Fumo: estado oferece tratamento gratuito para cessação do tabagismo 29/08/2021 Dia Nacional de combate ao Fumo: estado oferece tratamento gratuito para cessação do tabagismo São 500 unidades públicas em 62 municípios do Rio de Janeiro

Em homenagem ao “Dia Nacional de combate ao Fumo”, celebrado domingo (29.08), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça que há no estado 500 unidades em 62 municípios oferecendo tratamento para quem quer parar de fumar. O serviço integra a campanha mundial "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19". Somente na capital, são 125 unidades com o serviço.

O cigarro possui mais de 7 mil substâncias tóxicas. Fumar é uma porta aberta para o coronavírus, que aumenta de duas a três vezes o risco de se desenvolver formas graves da Covid-19. Pesquisas mostram que a nicotina aumenta a expressão de uma enzima que serve de receptor para o vírus entrar na célula, a chamada enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2). Isso faz com que a carga viral no tabagista seja maior.

O tabagismo também aumenta o risco de infecções causadas por bactérias, vírus e fungo respiratórios porque reduz a capacidade de resposta do sistema imunológico. Somado a esses fatores, os fumantes ainda apresentam baixa oxigenação dos tecidos, alterações dos vasos sanguíneos e um estado de hipercoagulação que os predispõem à trombose, uma das possíveis complicações da Covid.

O suporte médico é oferecido pela rede do SUS e coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), que classifica o tabagismo como uma doença causada pela dependência química da nicotina. Segundo o instituto, parar de fumar é um desafio que se tornou ainda maior com o estresse social e econômico adicional, advindos da pandemia.

Levando esse fato em consideração, Samir Feruti Sleiman, responsável pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, trabalha junto a sua equipe e às coordenações municipais para facilitar o acesso da população ao tratamento.

— O mais importante da campanha deste ano é estimular que os tabagistas tomem conhecimento da existência do programa de tratamento gratuito e de qualidade no SUS para ajudá-los a parar de fumar. A partir daí, poderão procurar a unidade de saúde mais próxima para informações sobre o tratamento. Temos a relação no site da Secretaria de Estado de Saúde. O tabagismo, além dos danos causados à saúde, é uma doença que gera dependência química e, como tal, necessita de tratamento — afirma Feruti.

Feruti afirma ainda que a qualidade de vida apresenta grande melhora ao parar de fumar, assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.

Confira no link abaixo as unidades que oferecem tratamento contra o tabagismo: https://tinyurl.com/f2z68bcv

Saiba mais sobre como é possível parar de fumar com um podcast preparado pela SES que conta com a participação de Feruti no link: https://bit.ly/3kphjK9