Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Secretaria de Saúde distribui vacinas contra gripe e Covid-19 13/04/2021 Secretaria de Saúde distribui vacinas contra gripe e Covid-19 Campanha de influenza começa nesta quarta-feira para trabalhadores de saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), dá continuidade, nesta terça-feira (13), à entrega de 264.300 doses da vacina contra influenza. Também estão sendo distribuídas 158.250 doses da vacina Oxford/Astrazeneca contra Covid – 19.

A campanha contra a gripe começa nesta quarta-feira (14) em todo o estado para profissionais de saúde que atuam em unidades de saúde. A partir de segunda-feira (19), as doses estarão nos postos de saúde para imunizar também crianças, gestantes, puérperas e povos indígenas.

As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá retiraram as doses na última segunda-feira (12), em caminhões e vans, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. As cidades da Baixada Fluminense, Região Serrana e Baixada Litorânea receberam hoje o imunizante por aeronaves do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Polícia Civil. Devido ao mau tempo, as cidades das regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande receberão os imunizantes nesta quarta-feira (14).

A vacinação contra influenza ocorre em três etapas, e a expectativa é que sejam imunizadas 6,8 milhões de pessoas, o que corresponde a 90% dos grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, entre outros.

Fases da campanha:

Dúvidas sobre a vacinação contra gripe:

- Posso tomar a vacina da gripe junto com a vacina contra Covid-19?
Não. É preciso aguardar 15 dias entre uma dose e outra. Caso tenha tomado a CoronaVac, é preciso esperar 15 dias após a segunda dose para receber a vacina de influenza. Para quem tomou a Oxford/Astrazeneca, a vacina da gripe pode ser aplicada 15 dias após a primeira dose.

- Se eu tiver que optar entre tomar uma das vacinas, qual eu tomo primeiro?
A orientação do Ministério da Saúde é que seja priorizada a vacina contra Covid-19.

- Se eu tomar a vacina contra a gripe estarei também imunizado contra Covid-19?
Não. A vacina da gripe protege apenas contra o vírus da influenza. Não há qualquer imunização cruzada.

- Por que eu devo tomar a vacina da gripe neste momento?
Porque nos meses de julho, agosto e setembro, entramos no período de sazonalidade da gripe no Brasil, quando o número de casos aumenta, e a vacina ajuda a prevenir os casos graves e óbitos causados pela doença.

- Posso ter sintomas após a aplicação da vacina contra gripe?
Caso tenha qualquer alteração após a aplicação, é preciso procurar o posto de saúde onde ocorreu a imunização. A vacina contra gripe já é bem conhecida, aplicada todos os anos, e já se mostrou segura.

- Estou com sintomas gripais. Posso me vacinar?
Pessoas com diagnóstico e/ou sinais sugestivos de gripe ou Covid-19 devem se vacinar após a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.

- Eu já tive Covid-19 e estou recuperado. Posso me vacinar contra a gripe?
Sim, pode.

Telefones úteis