O município de Armação dos Búzios sediou, nesta quarta-feira (27/01), um encontro da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com prefeitos e representantes de municípios da Baixada Litorânea. No evento, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou a importância da troca de informações entre a Secretaria e os municípios para buscar soluções para a área da saúde na região.

- Tenho duas missões à frente da Secretaria de Saúde: a regulação única e a rede de urgência e emergência. Sei o quanto isso é importante para auxiliar os municípios na ponta. Estamos buscando soluções em conjunto - afirmou o secretário Carlos Alberto Chaves.

Durante o encontro, foram debatidos temas como vacinação contra Covid-19, atendimento de média e alta complexidade e reestruturação da rede de urgência e emergência. Outro assunto discutido foi a criação de um consórcio de saúde para a região, que poderá ajudar na reabertura de uma unidade de saúde em São João da Barra.

- É muito importante a presença do Estado na região para conhecer em campo as nossas necessidades. Precisamos muito do apoio da Secretaria de Estado de Saúde para colocarmos alguns projetos em prática - afirmou o prefeito de Búzios, Alexandre de Oliveira Martins.

O subsecretário Geral Rodrigo Lage explicou sobre a importância da reorganização dos leitos das unidades municipais da região.

- O Estado tem duas unidades da rede própria na região: o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, e o Hospital Estadual dos Lagos, em Saquarema. Sabemos da importância da ampliação de leitos e podemos apoiar de forma técnica os municípios nessa construção - esclareceu o subsecretário.

A subsecretária da Vigilância em Saúde Claudia Mello explicou as atribuições e as áreas de atuação da subsecretaria e tratou sobre a vacinação da Covid-19.

- Sabemos que ainda não chegou o número de doses ideal, mas todas que chegaram foram distribuídas com a máxima agilidade. Precisamos que as secretarias municipais nos reportem qualquer dificuldade ou divergência para que possamos resolver com a maior urgência possível - concluiu