O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e o subsecretário de Gestão e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Rodrigo Lage, estiveram no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na manhã desta quarta-feira. A visita teve o objetivo de conhecer a reforma realizada nas instalações da unidade e dialogar sobre o estreitamento das relações institucionais com a SES, especialmente para colaboração mútua no enfrentamento à pandemia.
O diretor geral do HUCFF, professor Marcos Alpoim Freire, fez o convite ao secretário e acompanhou a visita. A unidade fica na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, Zona Norte da capital do estado, e é referência para tratamento da Covid-19. Até esta quarta-feira, 1.346 casos notificados ou suspeitos da doença foram atendidos no hospital.
Também estiveram presentes outros membros da equipe do HUCFF: o médico Marcos Esner Musafir, assessor da direção; o diretor substituto e superintendente administrativo, Pezzuto Amauri; o diretor da divisão médica e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo; o diretor de Engenharia, João Roberto Nunes; e o médico cirurgião otorrinolaringologista Shiro Tomita, além do professor Mauro Paes Leme, diretor do Instituto do Coração Edson Saad, da UFRJ.
“Foi uma excelente oportunidade para a necessária integração entre as esferas. Tive momentos de alegria em ver a unidade organizada, vencendo desafios estruturais com tamanho empenho. A direção, a equipe e a UFRJ estão de parabéns e podem contar com o apoio da Secretaria, pois estamos trabalhando para fortalecer as unidades já existentes”, afirmou o secretário.
Na reunião, foram abordadas ainda a possibilidade de cooperação para transplantes e cirurgias cardíacas e questões como a importância da transparência na gestão pública, a valorização de novos profissionais, a necessidade de fiscalização dos gastos públicos e o financiamento dos serviços de saúde.
"O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho é um centro de referência em assistência, ensino e pesquisa. É nítida a evolução do hospital com melhorias em todas as áreas, desde a infraestrutura até equipamentos de última geração. Muito dessa evolução se deve à fundamental integração entre o HUCFF e as esferas federal, estadual e municipal, que vem sendo conquistada pela atual gestão", comentou o diretor-geral da unidade.
Com o aumento de casos de internação por Covid-19 no estado, o hospital promoveu parcerias para ampliar a estrutura física e deixar um legado para a população carioca, com doações da Fundação Coppetec e Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb). O Movimento União Rio colaborou com a readequação de 60 leitos de Terapia Intensiva e 110 de enfermaria (completamente equipados), entregues nos primeiros cem dias de pandemia. A parceria com o Movimento União Rio ainda resultou na reforma de 128 consultórios médicos, que serão entregues no final de janeiro de 2021. A unidade mantém a rotina de cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais. São 251 leitos ativos e cerca de 20 cirurgias por dia.