Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Paternidade e Amamentação: o papel dos pais no cuidado com os filhos 30/12/2020 Paternidade e Amamentação: o papel dos pais no cuidado com os filhos Documento divulgado pela SES-RJ traz orientações sobre como apoiar a mãe e o bebê

Para promover a participação mais ativa dos pais durante o processo de aleitamento de bebês, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) publicou o documento “Paternidade e Amamentação”. Desenvolvido em parceria entre as Áreas Técnicas de Saúde do Homem e da Mulher, Criança, Adolescente e Aleitamento Materno, a cartilha busca conscientizar os pais sobre os benefícios da amamentação não só para a criança, mas também para a criação de um ambiente familiar saudável.

O novo documento é resultado da análise de estudos relacionados ao aleitamento materno que evidenciam mudanças nas atitudes masculinas para a formação de um “novo pai”. Com a maior presença do homem no apoio à prática da amamentação, há intensificação dos vínculos afetivos familiares, fazendo com que ele vivencie todos os momentos da vida da criança desde a gestação.

“Modificar as relações entre pai, mãe e bebê contribui para estreitar os laços familiares e aprimorar o desenvolvimento da saúde física e psíquica da criança. Prova disso é que muitos pais vêm demonstrando mais satisfação em poder cuidar mais intensamente de seus filhos”, afirmou o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem, Giovani Dimas.

Entre as ações sugeridas de comportamento do homem que podem auxiliar na amamentação de seu filho, estão proteger a esposa das interferências externas que prejudicam o aleitamento materno, dar colo à criança, ouvir as inseguranças da esposa, apoiá-la em suas decisões, ajudar em suas necessidades e trazer informações de qualidade e confiança para ela. “Incluir o pai nesse processo diário durante toda a primeira infância pode gerar um impacto positivo que será levado pelos anos seguintes da vida da criança”, complementou Dimas.

Acesse o documento:
IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO PAI DENTRO DO CONTEXTO ATUAL DA AMAMENTAÇÃO

Telefones úteis