Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Secretaria Extraordinária da Covid-19 lança 2ª edição do painel de indicadores de risco de coronavírus 21/07/2020 Secretaria Extraordinária da Covid-19 lança 2ª edição do painel de indicadores de risco de coronavírus Documento analisa números de casos, óbitos e leitos disponíveis no estado para orientar decisões governamentais

A Secretaria Extraordinária da Covid-19 lança, nesta terça-feira, nova nota técnica e painel de indicadores com atualização sobre a pandemia de coronavírus no estado do Rio de Janeiro. No estudo, é possível observar que algumas regiões evoluíram de risco moderado para baixo risco, enquanto outras permanecem no estágio moderado. Os dados foram apurados no dia 17 de julho, correspondentes à Semana Epidemiológica (SE) 27, e compara com dados anteriores à SE 25, considerando o tempo da atualização de informações para maior consistência do resultado encontrado.

É importante ressaltar que o material é um dos estudos utilizados para basear decisões governamentais e que as medidas relacionadas ao nível de risco são apenas recomendações, podendo ser acatadas ou não nos decretos oficiais.

Na pontuação geral, o estado do Rio de Janeiro encontra-se na faixa de cor amarela, equivalente ao nível de Risco Baixo. Porém, considerando a diferença da curva epidêmica em todo o estado, é necessária uma análise regional para a tomada de decisão na esfera local. De maneira geral, as regiões Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II e Noroeste avançaram para a bandeira amarela, sendo classificadas como Risco Baixo. Esses resultados refletem a notável redução do número de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em relação às semanas epidemiológicas anteriores, com consequente redução nas taxas de ocupação de leitos destinados à COVID-19.

Entretanto, nas regiões Norte, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande, o cenário epidemiológico reflete uma classificação na faixa de cor laranja, correspondendo ao Risco Moderado. A pontuação geral dessas regiões foi impactada pelo aumento no número de óbitos por SRAG e, principalmente, pelo aumento na taxa de positividade para COVID-19.

Considerando o total de pontos em cada região de saúde, é importante ressaltar que as regiões Centro Sul Fluminense, Médio Paraíba e Norte Fluminense se encontram em Risco Moderado, porém mais próximas de uma bandeira ainda mais restritiva devido ao seu somatório de pontos.

Confira aqui os documentos completos:

Nota técnica

Painel de Indicadores Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro - Ed. 2

Para ver a primeira edição do painel, clique aqui.

Telefones úteis