Posicionamento do COSEMS-RJ sobre a atuação da Secretaria de Estado de Saúde na imunização do sarampo. 14/02/2020 Posicionamento do COSEMS-RJ sobre a atuação da Secretaria de Estado de Saúde na imunização do sarampo. NOTA TÉCNICA n° 03/2020

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS RJ) vem a público lamentar o óbito, por sarampo, de uma criança da Região da Baixada Fluminense confirmada na noite de 13 de fevereiro.

O COSEMS RJ, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (SES RJ) e os Municípios Fluminenses, têm empreendido esforços imensuráveis no cumprimento de ações rotineiras do Programa Nacional de Imunização, incluindo novas campanhas e ações integradas e intersetoriais, especialmente com as Secretarias de Educação. Destaca-se a intensificação de busca ativa de crianças para atualização da caderneta de vacinação, de acordo com o perfil epidemiológico.

Neste sentido, os municípios reconhecem sua responsabilidade no cumprimento das ações do Programa de Imunização, e afirma que o êxito das mesmas se dá a partir do esforço integrado dos três entes federados: Governo Federal, Estadual e Municipal, considerando suas especificidades e atribuições.

A descontinuidade do fornecimento de insumos e imunoterápicos e a mudança de rotinas no calendário de vacinação tem dificultam a adesão da população, favorecendo a queda da cobertura vacinal e o retorno de doenças erradicadas. Soma-se a isso a perplexidade da negativa de alguns pais em permitir a vacinação de seus filhos.

A Constituição Federal proclama a saúde como direito de todos e dever do Estado. Assegurar estes princípios, de forma a resguardar o bem maior, a vida, é o que move a todos nós gestores fluminenses em nossa atuação cotidiana..

O SUS público e forte é a resposta que a sociedade precisa para protege

confira a nota técnica completa nesse link