Mangueira emociona o Hemorio em dia de campanha 13/02/2020 Mangueira emociona o Hemorio em dia de campanha Nesta sexta-feira, Beija-Flor é quem vai incentivar a doação de sangue

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, recebeu a Mangueira, campeã do Carnaval 2019, na manhã desta quinta-feira (13), para mais uma etapa da campanha "Meu sangue é Carnaval", que busca incentivar doações de sangue durante a folia. Nesta sexta-feira, a partir das 10h30min, será a vez da Beija-Flor.

“É um privilégio trazer a Estação Primeira de Mangueira ao Hemorio, a fim de estimular a doação de sangue durante o Carnaval. Nossa escola é parceira do Hemorio há muitos anos e é sempre importante contribuir com nossa música para esta campanha. Quero convidar a população para doar e ajudar o Hemorio a salvar vidas”, afirmou Douglas Diniz, um dos intérpretes da escola de samba.

A Verde-Rosa foi a terceira agremiação a desfilar pelos salões da unidade este ano, trazendo ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira. Portela e Salgueiro também passaram pelo local desde a abertura da campanha, no último dia 7.

“É bem legal a iniciativa, porque o Carnaval é uma época em que caem os estoques de sangue. E, com as escolas de samba, é possível levar visibilidade para a causa”, disse Diogo Sá, que doou sangue nesta quinta-feira.

A campanha alerta sobre a importância da doação durante o Carnaval, período onde ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes durante as festividades.

De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

Quem pode doar sangue:
-É preciso ter entre 16 e 69 anos
-O doador deve pesar no mínimo 50 kg
-É necessário estar bem de saúde
-Levar um documento de identidade oficial com foto
-Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação
-Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes
-Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. E devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca 8, Centro (ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar).