Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
CHEGA MAIS QUEIMADOS 15/02/2020 CHEGA MAIS QUEIMADOS Ação social leva cidadania, saúde, cultura e lazer
à população neste sábado

O Governo do Estado realiza neste sábado (15), das 9 às 17 horas, o Chega Mais Queimados, ação social que leva cidadania, saúde, cultura e lazer para a população do município. Haverá acesso a emissão de documentos, atendimento jurídico e de assistência a pessoas em vulnerabilidade social, vacinação contra o sarampo e outros serviços. A programação incluishows, exposições e muita diversão gratuita para crianças e adultos.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Queimados e outros órgãos públicos e instituições como Detran, Secretaria de Estado de Saúde, Defensoria Pública do Estado, INSS, Comissão da Defesa do Consumidor da Alerj (Codecon). A SuperVia é uma das apoiadoras. O evento será aberto às 9h pela secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Fernanda Titonel e pelo prefeito de Queimados Carlos de França Vilela, na Escola Municipal Scintilla Exel - Travessa Campo Alegre s/nº, bairro Belmonte.

Documentação - No Chega Mais Queimados a SEDSODH oferecerá gratuidade para emissão de segunda via de documentos (identidade, certidão de nascimento, casamento ou óbito) e também para averbação em certidões e celebração de casamento e união estável, além de declaração de hipossuficiência e busca por certidões emitidas por outros estados.

Já o Detran.RJ estará fazendo identificação civil (off line) e emissão de segunda via de RG. O interessado deve levar uma foto 3x4 e a original e cópia da certidão de nascimento ou casamento e dos documentos que quiser incluir em sua identidade (PIS, CPF etc).

Ônibus Lilás e direitos humanos - A SEDSODH levará ainda seu Ônibus Lilás, com ações de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência. Também prestará atendimento e acolhimento à população LGBT e vítimas de intolerância religiosa, além de dar informações àqueles que nunca tiveram qualquer documento e o que fazer e como se prevenir no caso de desaparecimento de pessoas.

Campanha de vacinação contra o sarampo - Já a Secretaria de Estado de Saúde vai oferecer doses da vacina contra o sarampo, no Dia D de Vacinação contra a doença. A ação será intensificada após a confirmação do primeiro caso de sarampo no Estado do Rio de Janeiro - um bebê de 8 meses que não havia se vacinado em Nova Iguaçu.

A SES ainda levará campanhas de prevenção ao tabagismo, ao câncer de mama e ao suicídio. Além disso, vai dar dicas para a redução da propagação de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e campanhas de promoção de alimentação saudável e de atividades físicas.

Atendimento jurídico e defesa do consumidor - A Defensoria Pública vai oferecer orientação jurídica civil, familiar e criminal, enquanto o Codecon irá tirar dúvidas e abrir reclamações na área da defesa do consumidor. Já o INSS vai prestar atendimentos previdenciários através do portal online “Meu INSS” - como agendar perícia e efetuar pedidos de aposentadoria e salário maternidade.

Acesso a programas sociais - A Prefeitura de Queimados estará realizando cadastro no CadÚnico, que permite o acesso a diversos programas e benefícios sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Também vai orientar o público sobre IPTU e diversas doenças, como diabetes, tuberculose e hanseníase.

Atividades culturais - Para a diversão do público presente, haverá exposições de oficinas de música e artesanato, apresentação de capoeira, zumba, balé, ginástica e fotografia, entre várias apresentações culturais. As crianças terão brinquedos infláveis e pula-pula e as pessoas da terceira idade vão participar de apresentações de dança de salão, fitball e dança aeróbica. Haverá ainda distribuição de mudas de plantas.


Serviço:
Chega Mais Queimados
Dia 15 de fevereiro, sábado, das 9 às 17 horas
Escola Municipal Scintilla Exel - Travessa Campo Alegre s/nº, bairro Belmonte

Assessoria de Comunicação da SEDSODH
Rosayne Macedo - (21) 98117-7187 / - Vinicius Marins (21) 98787-2779
comunicacao.sedsdh@gmail.com / ascom@sedsdh.rj.gov.br

Telefones úteis