SES-RJ realiza 1ª edição da Roda de Conversa da Educação Permanente em Saúde 12/07/2019 SES-RJ realiza 1ª edição da Roda de Conversa da Educação Permanente em Saúde Evento, que contou com a presença de professor Emerson Merhy, destacou a importância do intercâmbio na aprendizagem

Troca, qualidade e reflexão. Essas foram algumas das principais palavras escolhidas para a pergunta: "O que você pensa sobre Educação Permanente em Saúde?". O questionamento feito por dois dias no hall principal da sede da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) pela equipe da Subsecretaria de Pós-Graduação, Ensino e Pesquisa, para todos que entravam no prédio, teve como resultado final uma apresentação na primeira “Roda de Conversa da Educação Permanente em Saúde”. O evento, que na manhã do dia 11 de julho, contou ainda com a palestra de Emerson Merhy, doutor e professor titular de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dentre mais de 200 respostas escritas em bilhetes expostos no auditório, Merhy destacou um ponto em comum: a valorização da educação, algo que, segundo ele, representa bem a sociedade brasileira. “Independente das respostas conseguirem traduzir ou não o conceito de Educação Permanente, não há nenhuma resposta que não valore a educação”, comentou.

Com 51 anos de atividade docente contínua, Emerson Merhy define a Educação Permanente como “um processo contínuo que acontece sempre que encontramos alguém”, afirma, categorizando qualquer encontro, tanto na rede cotidiana do cuidado como na rede de Saúde, como parte dessa atividade. “Educação Permanente, para mim, é aprender com o outro”, complementa.

O palestrante criticou a pretensão da sabedoria absoluta que alguns médicos acreditam possuir, ressaltando os danos que isso causa. “Basta ir a uma unidade de saúde ou qualquer lugar onde se dê o cuidado para ver que não é um processo simples, o que explica o fracasso terapêutico que acontece inúmeras vezes na Saúde.”

“No momento em que eu percebo que tudo o que eu sei não dá conta, é que preciso do outro. E, nesse encontro, é possível construir uma inteligência coletivamente. Isso é a Educação Permanente em sua forma ideal”, concluiu.

A subsecretária da pasta, Anna Tereza Moura, explica que essa é a primeira roda de conversa que a Superintendência de Educação Permanente desenvolveu e o motivo da escolha do local. “Damos muito valor a esses eventos, especialmente aqui no nível central, porque traz integração e reflexão, dando a oportunidade de parar um pouco e pensar no que fazemos aqui como equipe de gestão. Por outro lado, é importante levar isso para a ponta; por isso, trazemos representantes que vão multiplicar essa reflexão para nossos interlocutores”, pondera.

As próximas edições do evento terão agenda e datas de inscrições divulgadas em breve nos canais de comunicação da SES-RJ.