Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES promove evento contra as drogas na Praça XV 26/06/2019 SES promove evento contra as drogas na Praça XV Prevenção e tratamento foram os focos da ação pelo Dia Internacional contra as Drogas

Em comemoração ao Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas (26/06), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promoveu a Semana Estadual de Conscientização ao Uso Indevido de Drogas, na Praça XV. Psicólogos e assistentes sociais da SES distribuíram folhetos informativos e deram oficinas para sensibilizar a população sobre o tema.

Em apoio à ação, o setor de tabagismo da SES fez testes de CO2 exalado por fumantes; o Detran conscientizou sobre os riscos da combinação álcool e direção e fez teste de bafômetro; o Hospital Central do Exercito (HCE) participou com estrutura física e profissionais de saúde aferindo pressão arterial de quem passava pelo evento; e a Prefeitura do Rio atendeu com a Coordenadoria de Políticas sobre Drogas.

Para garantir a implementação da Política Estadual sobre Drogas no Estado do RJ, a SES, pela Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, atua na prevenção, cuidado e reinserção social dos usuários de álcool e outras drogas e de seus familiares, articulando e operacionalizando a rede intersetorial de serviços.

Além das drogas ilícitas, há ainda drogas que têm seu consumo e comercialização permitidos por lei, como o álcool e tabaco. Porém, isso não quer dizer que não são nocivas à saúde do usuário, familiares e sociedade. Confira nos links abaixo informações da SES sobre o impacto do alcoolismo na mortalidade no Estado do RJ, e a atuação das equipes de controle e tratamento do tabagismo nos municípios, sob coordenação do Programa Estadual.

Boletim de Alcoolismo

Boletim de Tabagismo

Telefones úteis