Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Stela do Patrocínio é tema de oficina no CAPS de Botafogo 15/05/2019 Stela do Patrocínio é tema de oficina no CAPS de Botafogo Palestra destacou força da palavra da escritora, que viveu na Colônia Juliano Moreira

Palestra sobre a potência da palavra de Stela do Patrocínio chama a atenção para o Movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O evento foi promovido pelo Grupo de Mulheres (uma das oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial CENTRA-RIO), em Botafogo, na Zona Sul, na última sexta-feira (10/05).


Stela viveu cerca de 30 anos internada na Colônia Juliano Moreira (a mesma em que foi internado Arthur Bispo do Rosário), onde faleceu. A escritora usava uma forma de poesia oral para se comunicar, o que a diferenciava das outras internas e chamou a atenção da artista plástica Nelly Gutmacher que gravou suas falas em fita cassete e, anos depois, transcritas, organizadas e publicadas, em 2001, pela filósofa e escritora Viviane Mosé no livro “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome”.


Viviane Mosé - doutora em filosofia, especialista em políticas públicas, poeta e psicanalista - conversou sobre sua experiência com Stela do Patrocínio, o que proporcionou numa discussão saudável e construtiva, impactando em reflexões para cada paciente, com efeito terapêutico individual, como também no próprio grupo.

 

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis