Qualificar a gestão de políticas de saúde por meio do uso sistemático e transparente do conhecimento científico no processo decisório. Esse é o objetivo do Projeto Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, cuja abertura ocorreu no dia 07 de maio de 2019, na Universidade Federal Fluminense.

O Projeto resulta de parceria entre o Ministério da Saúde e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) e faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). A iniciativa ainda conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

No Estado do Rio de Janeiro, a organização do curso foi mediada por uma comissão formada por representantes das Subsecretarias de Pós-graduação, Ensino e Pesquisa em Saúde e de Gestão da Atenção Integral à Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, e da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço – CIES das regiões metropolitana I e II. Os alunos participantes são profissionais atuantes nas regiões de saúde do estado do Rio de Janeiro, em especial da Metropolitana I e II.

O projeto tem como foco contribuir com a qualificação da gestão das políticas de saúde no SUS por meio do uso do conhecimento científico na tomada de decisão, reduzindo o distanciamento entre os campos científico e de tomada de decisão, e promovendo colaboração entre gestores e pesquisadores.

Na mesa de abertura estiveram presentes, Prof. Mario Augusto Ronconi – UFF, Prof. Raimundo Nonato Damasceno – NAB, Alice Mariz SUBPES-SES-RJ, Iandara de Moura – SGAIS/SES-RJ, Rosa Bueno e Adriano de Oliveira – IEP/HSL, Maria José S. Pereira – SMS-Niterói.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?