Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Mídias digitais e novas tecnologias são debatidas em seminário de aleitamento materno 28/05/2019 Mídias digitais e novas tecnologias são debatidas em seminário de aleitamento materno Mais de 100 profissionais de saúde estiveram presentes no III Seminário Comemorativo ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano

O uso de tecnologias para a promoção da saúde do aleitamento materno foi destacado pelo Secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar José dos Santos, na abertura do III Seminário Comemorativo Ao Dia Mundial De Doação De Leite Humano, no auditório da SES-RJ, na manhã de hoje (28/05).

Para o médico, a combinação entre diferentes tecnologias, a partir do uso de inovações e novos mecanismos para o aleitamento materno, pode salvar mais vidas. Na ocasião, o secretário aproveitou para parabenizar a “família SES-RJ que tem feito um excelente trabalho em prol da saúde pública”. Ele ainda acrescentou que o estado do Rio de Janeiro atingiu um patamar em um nível tal que coloca a secretaria num papel decisivo para a sociedade.

Também participaram da mesa de abertura do evento a Superintendente de Atenção Primária da SES-RJ, Thais Severino da Silva, a Coordenadora da Área Técnica de Aleitamento Materno da SES-RJ, Maria da Conceição Monteiro Salomão, a representante do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno da SES-RJ, Renata Kauffman, e o Coordenador da Rede Global do Banco de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida, que revelou resultados positivos à manutenção da amamentação. “Mais de 150 mil prematuros nas Unidades de Terapia Intensiva do país sobrevivem graças às mães que fazem a doação – um gesto altruísta e de forma efetiva”.

Para Thais Severino, os benefícios da amamentação permanecem por toda a vida. “A doação de leite é o maior exemplo de solidariedade”, enfatizou. Compartilhando da mesma opinião, Maria da Conceição ainda acrescentou que o Rio de Janeiro tem feito muito em prol da doação de leite. ”Por isso, tenho orgulho do meu estado”.

A representante do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno da SES-RJ, Renata Kauffman, reforçou que o Rio de Janeiro tem tradição no aleitamento materno. “Temos um grupo muito forte, o mais antigo do país, e serve de referência para todo o Brasil”, afirmou.

Em debate no III Seminário Comemorativo ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano “Agentes Comunitários de Saúde e a Promoção da Doação de Leite Materno”; “Ações de Promoção da Doação de Leite Humano realizadas pelos Bancos de Leite Humano do Estado do Rio de Janeiro”; o “Apoio da Equipe de Comunicação na Promoção da Doação de Leite Humano – o caso do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira”, o “Uso da tecnologia na doação de leite humano – Desenvolvimento de um App para a Coleta de Leite Humano; além do “Uso da tecnologia na doação de leite humano – Mídias Sociais, o marketing digital nos Bancos de Leite Humano”. 

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis