Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Instituto Vital Brazil promove encontro com especialistas internacionais 08/05/2019 Instituto Vital Brazil promove encontro com especialistas internacionais Objetivo é discutir inovações para tratamentos de diversas doenças

 Vacinas para chikungunya e dengue. Mosquitos geneticamente modificados para combater arboviroses. Novas opções de tratamento para o câncer disponíveis para todos. Essas opções parecem algo de um futuro distante, mas são iniciativas que já estão em fases avançadas de desenvolvimento ao redor do mundo.

E exatamente para conhecer as mais novas tecnologias que surgirão em breve e discutir possíveis parcerias, o Instituto Vital Brazil promoveu, na terça-feira, dia 8, um encontro internacional com especialistas que estão desenvolvendo essas inovações. A reunião contou com a participação do secretário de estado de Saúde, Edmar Santos, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, o presidente do Vital Brazil, Roberto Pozzan, além de outros pesquisadores do instituto, e representantes da Bill & Melinda Gates Foundation, ClearPath Vaccines, Themis Bioscience e das universidades de Wisconsin e Lausanne.

Os principais temas do encontro foram a produção de antídotos para picadas de cobras e escorpiões, especialidade do Vital Brasil, o panorama das arboviroses no Rio de Janeiro,
apresentado pelo subsecretário Alexandre Chieppe, e as possíveis oportunidades de parcerias com as instituições presentes tanto para o estado do Rio de Janeiro como para o país.

O secretário Edmar Santos se colocou a disposição para ajudar a trazer mais tecnologia para o país, afirmando que encontros como esse são importantes para agilizar processos que podem salvar muitas vidas. “Temos muito interesse em desenvolver essas parcerias e tentar, aos poucos, criar uma mudança de cultura no Brasil fazendo com que novas possibilidades de tratamento e contenção de doenças possam ser aprovadas mais rapidamente”, assegurou.

Após as apresentações e discussões sobre como seria possível implantar as inovações no estado, os especialistas internacionais acompanharam uma demonstração da extração de venenos de cobras, organizada pelo Instituto Vital Brasil e depois partiram para conhecer um pouco de Niterói, cidade onde fica localizado o instituto.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis