Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Evento, realizado na UERJ, formula proposta para setor 23/05/2019 Evento, realizado na UERJ, formula proposta para setor Encontro acontece durante três dias e debaterá temas como saúde como direito, além da consolidação dos princípios do SUS e financiamento adequado e suficiente para o Sistema

O maior fórum de participação popular em defesa da saúde, do fortalecimento do SUS e da democracia no Estado do Rio de Janeiro começa este mês. A 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada de 24 a 26 de maio, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), contará com a abertura do secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, e norteará o setor para os próximos anos.

O tema dessa edição da Conferência é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Nos três dias de discussão, os delegados, que representam os usuários, entidades e movimentos, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços, vão debater e aprovar as propostas em plenária. Ao final do encontro, também serão escolhidos os delegados que representarão o estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em agosto, em Brasília.

- A Conferência representa um grande movimento em defesa do SUS e da democracia. É um fórum de debate, de discussão e de ideias em prol de uma saúde melhor com participação popular na formulação de propostas que atendam as necessidades do cidadão - ressalta Edmar Santos.

No sábado, dia 25, das 9h às 12h, acontecem os três eixos de discussão: “Saúde como direito”, “Consolidação dos princípios do SUS”, “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”, com as exposições dos palestrantes. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados às 17h30.

A 8ª Conferência Estadual de Saúde será encerrada no domingo, 26 de maio, com a realização da plenária final, que aprovará as propostas debatidas, servindo de guia para o setor, eleição do coordenador de plenária, além da escolha da delegação que representará o Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional. O evento será realizado em 12 salas, onde ocorrerão os grupos de trabalhos, com a participação de 562 delegados, 72 convidados, 120 relatores e 80 monitores no maior evento do gênero no Estado do Rio.

A Conferência de Saúde acontece a cada quatro anos e reforça a participação popular em defesa da saúde como direito das pessoas e do bem-estar da sociedade, além de servir como instrumento que introduz inovação na formulação e execução de políticas públicas no setor.

 

SERVIÇO

8ª Conferência Estadual de Saúde

UERJ Maracanã - R. São Francisco Xavier, 524 - Portão 7

PROGRAMAÇÃO

SEXTA (24/05)

18h - Cerimônia de abertura - Teatro Odylo

SÁBADO (25/05)

9h às 12h e 14h às 18h

DOMINGO (26/05)

9h às 12h e 14h30 às 17h30

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis