Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Conferência Estadual de Saúde reafirma compromisso com a participação social, democracia e o fortalecimento do SUS 27/05/2019 Conferência Estadual de Saúde reafirma compromisso com a participação social, democracia e o fortalecimento do SUS Evento elege 192 delegados e Estado leva propostas para encontro nacional, em Brasília

A 8º Conferência Estadual de Saúde, que aconteceu entre 24 e 26 de maio, na Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), reunindo integrantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-RJ), usuários do SUS, entidades e movimentos, gestores, trabalhadores e prestadores de serviços, reforçou o compromisso da saúde como direito do cidadão, consolidação do SUS, além do financiamento adequado e suficiente para o setor.

No final do encontro, foram escolhidos os 192 delegados que representarão o Estado na 16ª Conferência Nacional de Saúde, levando temas também aprovados em plenária. O debate nacional será realizado em agosto, em Brasília.

A conferência, segundo o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, cumpriu com seu papel social:

- Reunimos vários seguimentos da sociedade, como usuários, trabalhadores e poder público com o objetivo de buscar propostas para uma saúde melhor. Foi um grande debate em defesa do SUS e de seu fortalecimento.

O terceiro dia da Conferência foi marcado ainda pela escolha dos Coordenadores de Plenária Nacional. Um trio feminino foi eleito para representar o RJ no Conselho Nacional de Saúde: Eliane Santos, representante da Região Serrana; Maria Celina de Oliveira, representante do segmento Usuário do SUS do CES-RJ; e Luiza Dantas, representante do segmento Profissionais de Saúde do CES-RJ.

- Vamos apoiar, colaborar e participar juntos aos Conselhos Municipais de Saúde, porque são eles que têm as demandas, conhecem a realidade e sabem o que é melhor para os munícipes. Além disso, vamos estreitar as relações municípios-Conselho Estadual de Saúde e RJ-Brasília - declarou Eliane, a primeira articuladora de plenária.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis