Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hospital Estadual da Criança (HEC) satisfaz pequenos desejos de crianças internadas 25/03/2019 Hospital Estadual da Criança (HEC) satisfaz pequenos desejos de crianças internadas Toda a solicitação da criança é apresentada para uma equipe multidisciplinar, e pode ser realizado no mesmo dia ou programado de acordo com a disponibilidade e liberação médica.

O Hospital Estadual da Criança (HEC), na zona oeste do Rio, acolhe pacientes em casos de média e alta complexidade como cirurgias gerais, ortopédicas, tratamentos oncológicos e transplantes renal e hepático de uma maneira pontuada pela humanização. Lá, defende-se uma prática médica em que cuidar é tão importante quanto o tratamento médico.

É o caso de Maria Beatriz Carlos Gonçalves que tem 3 anos e sete meses. Ela foi diagnosticada com Leucemia em junho de 2018. Desde então, a menina faz tratamento no Hospital Estadual da Criança (HEC). Para lidar com os efeitos das sessões de quimioterapia, Maria Beatriz passa longas temporadas internada. Longe da família, a menina pediu para sua prima – considerada como a sua melhor amiga – para visitá-la. Prontamente atendido, as duas crianças tiveram uma tarde inteira de brincadeiras e diversões garantidas no quarto do hospital.

A mãe, Luciana Bastos Carlos, de 45 anos, moradora de Nilópolis, conta que a filha única apresentou os primeiros sintomas no início do ano passado, com a perda de apetite, cansaço, dores nas pernas e braços.

Mais de 261 pacientes participaram do projeto, entre 5 e 19 anos, tiveram seus desejos realizados o período da internação. O objetivo deste projeto é justamente valorizar as preferências individuais da criança, que pede um desejo: o que lhe faria bem, feliz, enfim, o que seria importante naquele dia. Segundo a equipe envolvida, são escolhas simples que fazem o paciente responder melhor ao tratamento.

Vale dizer que toda a solicitação da criança é apresentada para uma equipe multidisciplinar: enfermagem, nutrição, médico, psicólogo, nutrição, pedagoga e entre outros. E o desejo pode ser realizado no mesmo dia ou programado de acordo com a disponibilidade e liberação médica.

Hoje, o HEC atende 85 pacientes ambulatoriais por dia. A unidade atualmente está operando com 43 quartos individuais, 10 de UTI neonatal, 05 de UTI Pediátrica, 10 poltronas de quimioterapia, 05 consultórios, 01 oficina de prótese, 01 consultório odontológico, 03 salas de cirurgia e 04 leitos de RPA (repouso pós-anestésico), exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia, raios x, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico, pedagógico e social aos pacientes e familiares.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis