Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hospital Roberto Chabo promove encontro com acompanhantes do CTI 13/02/2019 Hospital Roberto Chabo promove encontro com acompanhantes do CTI Projeto “Roda de Conversa” alivia as tensões provocadas pela internação

 Para amenizar os conflitos emocionais que ocorrem nos acompanhantes em decorrência das internações no Centro de Tratamento Intensivo (CTI Pediátrico), o Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, criou a “Roda de Conversa”. O projeto tem por finalidade promover um alívio das tensões, troca de experiência e apoio psicossocial.

O projeto de acolhimento foi criado no ano de 2015, a partir da percepção de que o processo de hospitalização gera um conflito emocional aos acompanhantes, com sentimentos de solidão e angústia.

Segundo a psicóloga Rose Valladares, uma das criadoras do “Roda de Conversa”, o encontro visa proporcionar alívio das tensões emocionais e trocas de experiência detectada durante a internação de seus filhos.

- É uma troca de vivência que ajuda a superar os problemas da internação. Realizamos também o acolhimento psicossocial, esclarecemos dúvidas sobre as rotinas, normas, benefícios e direitos sociais – explica Rose.

Após quase cinco anos, o “Roda de Conversa” realizou cerca de 200 encontros, sempre às quintas-feiras. A pauta é sempre de acordo com o que acontece de mais importante na semana e assuntos que os acompanhantes levam para discussão, como trabalhar a autoconfiança, redução da ansiedade e expectativas com relação à doença.

Kesy Fernandes foi uma das mamães que participaram do último encontro, e segundo ela, o grupo é um lugar que a faz se sentir bem.

- Eu aqui fico muito sensível e qualquer ato de amor, de carinho, me faz melhor - relatou a mãe.

Outra acompanhante falou ainda da necessidade dessa atividade.

- É importante, pois a cada semana nós passamos por uma situação diferente. É bom poder desabafar, tirar dúvidas e trocar experiência - contou Glaucia Cristina.

 

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis