Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hospital da Criança, em Vila Valqueire, realiza 11ª campanha de coleta de sangue 14/02/2019 Hospital da Criança, em Vila Valqueire, realiza 11ª campanha de coleta de sangue Evento visa repor estoque do Hemorio e acontece no sábado a partir das 10h

No sábado (16/02), o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire, promove a 11ª campanha de doação de sangue da unidade, das 10h às 15h. O tema deste ano é “Você pode ser o anjo de alguém” e tem como finalidade arrecadar bolsas de sangue para reposição do estoque do Hemorio.

O evento acontecerá no ambulatório da unidade e ainda estão programadas campanhas para os meses de maio, agosto e dezembro de 2019. Segundo dados do hospital, no ano passado, o HEC coletou 591 bolsas com a campanha.

Para a coordenadora de Oncologia Pediátrica Hospital da Criança, Patrícia Moura, a campanha é importante por vários motivos. Primeiro, ajuda a salvar vidas com um ato nobre que é a doação. Outro ponto positivo é a mobilização que acontece.

- Nossa companha amplia as possibilidades de doação, além do ponto tradicional que é o Hemorio. Outro fator a se destacar é a mobilização da comunidade, funcionários e acompanhantes, gerando coletas impactantes – declarou Patrícia.

Inaugurado em marco de 2013, o Hospital já realizou 105.721 mil consultas, 29.291 mil procedimentos cirúrgicos e 164 transplantes (98 hepáticos e 66 renais). Situado em Vila Valqueire, a unidade atende crianças e jovens de 0 a 19 anos, sendo a primeira unidade pública pediátrica no estado voltada para cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento do câncer. Todos os pacientes são encaminhados à unidade através da Central Estadual de Regulação (CER).

Requisitos para doação:
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter entre 16 anos e 69 anos, 11 meses e 29 dias, jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Modelo de autorização no site do Hemorio;
• Pesar no mínimo 50kg;
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
• Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar;
• Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do doador, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)

 

Telefones úteis