Evento marca o Dia Mundial do Câncer 04/02/2019 Evento marca o Dia Mundial do Câncer Estudo lançado analisa necessidades de pacientes e familiares que venceram a doença

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, participou na manhã de hoje (04/02), no INCA, de cerimônia que marcou o Dia Mundial do Câncer. O evento teve como ponto principal o lançamento do estudo Compreendendo a sobrevivência ao câncer na América Latina: os casos do Brasil, que analisa as necessidades de pacientes e seus familiares que venceram a luta contra a doença e os desafios impostos para a gestão pública na saúde.

Além do estudo, foi apresentado também o tema da campanha deste ano: Eu Sou e Eu Vou, definido pela União Internacional para o Controle do Câncer para o Dia Mundial do Câncer 2019. O slogan tem como objetivo convocar pessoas a tomar atitudes para reduzir a incidência e mortalidade por câncer.

Para o secretário, a aproximação dos governos federal, estadual e municipal é fundamental para que o país entenda cada vez melhor esse grupo e ofereça atendimento mais específico.

- Nosso objetivo é oferecer um atendimento qualificado aos pacientes. Por isso, estamos buscando rever toda a rede para que os profissionais realizem atendimentos mais humanizados, trabalhando em conjunto com os três níveis de poder para oferecer um olhar diferenciado - disse.

A cerimônia contou ainda com a presença da chefe de gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Mariz Inez Gadelha, e da diretora-geral do INCA, Ana Cristina Pinho.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?