Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Semana da Saúde realiza mais de 14 mil atendimentos 30/11/2018 Semana da Saúde realiza mais de 14 mil atendimentos Quarta edição do maior evento de saúde pública a céu aberto do país ocupou a Cinelândia com diversos serviços para a população.

 Uma semana inteira para cuidar da saúde e se prevenir. Foi assim durante os quatro dias da quarta edição da Semana da Saúde, maior evento do gênero do estado, que realizou, desde terça-feira (27), 14.053 atendimentos. Só nesta sexta-feira, último dia da ação, foram 3.803 serviços prestados e 1.750 bolsas de sangue coletadas no posto montado na praça e na sede do Hemorio.

Para Sérgio Gama, secretário de Estado de Saúde, o evento se tornou um marco em iniciativas feitas pela Secretaria para a população.

- Nos últimos anos, conseguimos ampliar as ações, que inicialmente eram somente para coleta de sangue. Em 2016, passamos a incluir diversos procedimentos, como PSA, mamografia e ultrassonografia, entre muitos outros. Essa iniciativa agradou a população. Agora, espero que o evento cresça ainda mais. - explica.

Somente para cuidados da saúde dos homens foram 2.400 pessoas atendidas desde terça. Cada uma do pacientes realizaram exames de PSA e passaram por consulta com um urologista. Este é o serviço que historicamente atrai a maior quantidade de pacientes e nesta edição a tradição se manteve.

Mas a diversidade de serviços em um só local é o diferencial do evento, como contam os irmãos Edson e Gilson Pereira, de 59 e 52 anos. Moradores de Saracuruna, em Duque de Caxias, foram os primeiros da fila nessa sexta.

- Chegamos no início da manhã e às 8h40 já tínhamos feito todo o processo para a saúde do homem, com palestra, exame de PSA e consulta com o urologista. Depois ainda deu para passar no dermatologista e checar a pressão e a glicose. Já tinha vindo ano passado. Agora, quero estar aqui ano que vem novamente – conta Edson.

Além de coleta de sangue e serviços para a saúde do homem, a quarta edição da Semana da Saúde contou com serviços como mamografia e ultrassonografias, teste rápido de sífilis, teste de hanseníase, vacinação contra a febre amarela, atendimento odontológico, além de teste alérgico, espirometria, massagem e palestras diversas.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis