Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Semana da Saúde oferece vacinas contra febre amarela, dermatologia e teste para detecção de sífilis 28/11/2018 Semana da Saúde oferece vacinas contra febre amarela, dermatologia e teste para detecção de sífilis Atendimento acontece entre 7h e 16h e vai até esta sexta-feira (30)

Márcia, Sebastião e Samantha foram apenas algumas das milhares de pessoas que compareceram à quarta edição da Semana da Saúde e estão aproveitando os serviços oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na Cinelândia. Dentre as ações, que vão desde os cuidados da saúde do homem, da mulher, palestras, testes de glicemia, eles decidiram se proteger contra a febre amarela, realizar o teste rápido de sífilis, além de passar pela consulta com o dermatologista.

O evento, que acontece até o dia 30 de novembro, das 7h às 16h, tem por objetivo oferecer assistência em saúde, com uma gama de serviços gratuitos à população, estimulando a prevenção e a doação de sangue.

Márcia Pereira Gomes, de 50 anos, moradora da Ilha do Governador, aproveitou e fez o teste de sífilis. Bastou uma gota de sangue em uma lâmina junto com reagente para ter o resultado em 15 minutos.

- Fiquei sabendo do evento pelo rádio e programei minha vinda para cuidar da saúde. O exame é tranquilo, não dói e saiu em poucos minutos. O evento é excelente, tem várias opções e o atendimento é mais rápido do que no posto de saúde, afirma a auxiliar de tesouraria.

Os casos confirmados de sífilis estão sendo encaminhamento pelo médico para exames complementares e para tratamento nas unidades de saúde mais próximas das residências dos pacientes. A SES reforça que a melhor maneira para conter o aumento de casos e se resguardar contra a sífilis é o uso regular e correto de preservativos em toda relação sexual, bem como a realização sem interrupção do pré-natal.

Para se prevenir contra a febre amarela, antes da chegada do verão, o aposentado Sebastião Garcia de Abreu, 62, recebeu a vacina em uma das tendas do evento na Cinelândia. A oferta da dose faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde de imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como finalidade alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

- Não estava seguro contra a febre amarela e aproveitei a oportunidade para resolver isso de uma vez por todas. Agora estou protegido contra essa doença que pode fazer um grande estrago. Assim fico mais tranquilo – disse Sebastião Garcia, morador de Santo Cristo.

Samantha Raquel de Abreu, 22 anos, aproveitou que trabalha na Cinelândia para passar por uma consulta com o dermatologista.

- Verifiquei que tinha problema na pele e vim ter uma consulta com dermatologista. Vou fazer tratamento na Santa Casa, ganhei hidratante para cuidar do rosto e fui muito bem tratada - declarou Samantha.

Parcerias

A Semana da Saúde é uma ação em parceria com o Grupo Bandeirantes e conta com o apoio da Drogaria Venancio, Cedae, Corpo de Bombeiros, Unimed, Aspen Pharma, Cepem, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, UVA, Café Evolutto, Sorria Bem, Medlevensohn e Piraquê.

 

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis