Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Primeiro dia da Semana da Saúde na Cinelândia realizou mais de 2.7 mil atendimentos 28/11/2018 Primeiro dia da Semana da Saúde na Cinelândia realizou mais de 2.7 mil atendimentos A novidade desta edição foi a realização de mamografia, além dos já tradicionais exames para saúde do homem e coleta de sangue para o Hemorio

 A Secretaria de Estado de Saúde iniciou nesta terça-feira (27), na Cinelândia, o primeiro dia da Semana da Saúde. Ao todo, foram realizados 2.776 atendimentos. Ação é uma parceria da SES com o Grupo Bandeirantes e a Drogaria Venancio.

Os mais procurados foram os exames para saúde do homem, como PSA e Exame do Toque, além do mamógrafo móvel, que, pela primeira vez no evento, ofereceu mamografia e ultrassonografia às mulheres.

- A Semana da Saúde é um evento que já faz parte do calendário da cidade. Esse ano temos o mamógrafo móvel, com a mamografia e exames de ultrassom, que já é um grande sucesso. O primeiro dia foi muito bom e temos a certeza de que teremos uma grande semana pela frente - disse o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

A quarta edição Semana da Saúde continua até sexta-feira (30), de 7h às 16h. As senhas para saúde do homem e mamografia serão distribuídas a partir das 7h, portanto, não é necessário chegar ao local do evento antes desse horário.

Para Bárbara Salles, 48 anos, o evento possibilitou que ela realizasse o exame de mamografia pela primeira vez.

- Já deveria ter feito, mas os anos iam passando e nada. Agora, não desperdicei a oportunidade. Acho que meu exemplo pode ser semelhante ao de várias outras mulheres, mas não podemos nos descuidar. É preciso se prevenir - alerta a moradora do Méier.

Já Valdir Goulart, 66, viu a oportunidade de fazer um check-up na Semana da Saúde, já que o evento oferece diferentes serviços em um mesmo local.

- A ideia de colocar vários exames em um mesmo espaço é muito boa. Ainda mais num ponto tão central, com diferentes meios de transporte. Aproveitei para fazer tudo em único dia. Sou de Madureira e vim para cá somente pelo evento. Já realizei teste de glicose e verifiquei a pressão. Mas vou procurar mais - afirma.

Durante a Semana da Saúde a população também tem acesso à coleta de sangue para o Hemorio, à mamografia e ultrassonografia, além de serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de sífilis, atendimento odontológico, teste de hanseníase, espirometria, teste alérgico, e palestras diversas.

 

SERVIÇOS NA SEMANA DA SAÚDE

Mamógrafo Móvel

Para atendimento é necessário levar pedido do médico para o exame, identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, serão disponibilizadas também ultrassonografia mamária e transvaginal. Serão distribuídas 60 senhas por dia para mamografia e 30 para ultrassonografias.

Saúde do Homem

A ação contará com a tradicional estrutura dedicada à Saúde do Homem, no qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata. Serão distribuídas 600 senhas por dia e não é necessário ter encaminhamento.

Doação de sangue

Uma estrutura do Hemorio está no local para coleta de bolsas de sangue que vão abastecer o hemocentro.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

ATENÇÃO: Quem for tomar a vacina contra a febre amarela deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Vacinação contra a Febre Amarela

Neste primeiro dia da Semana Saúde, 271 pessoas foram vacinadas contra a Febre Amarela. A vacina estará disponível em todos os dias do evento. No último dia 5/11, a SES lançou uma nova campanha estadual de vacinação contra a febre amarela. A ação visa imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo antes da chegada do verão.

Com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada será a dose padrão. A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados, inclusive com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.

Prevenção em Saúde

As pessoas que passarem pelo local poderão tirar dúvidas com os profissionais sobre as doenças crônicas mais prevalentes no estado do Rio de Janeiro: obesidade, diabetes e hipertensão. Quem visitar o Espaço Venâncio poderá medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol.

Parcerias

A Semana da Saúde é uma ação em parceria com o Grupo Bandeirantes e conta com o apoio da Drogaria Venancio, Cedae, Corpo de Bombeiros, Unimed, Aspen Pharma, Cepem, UVA, Café Evolutto, Sorria Bem, Medlevensohn e Piraquê.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis