Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Mais de 400 voluntários para doação de sangue no segundo dia da Semana da Saúde 28/11/2018 Mais de 400 voluntários para doação de sangue no segundo dia da Semana da Saúde Posto do Hemorio na Cinelândia receberá doações até esta sexta. Doações vão reforçar estoque durante as festas de fim de ano.

 No segundo dia da Semana da Saúde, mais de 400 voluntários à doação de sangue compareceram ao estande do Hemorio montado na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro. Só hoje 292 bolsas foram captadas e vão reforçar os estoques durante as festas de fim de ano, período em que o número de doadores tende a diminuir. As doações podem ser feitas até a próxima sexta-feira (30), último dia do evento, que até agora já realizou mais de 3.4 mil atendimentos em diversos serviços.

Thayna Franchini, 20 anos, doa sangue a cada três meses, sempre acompanhada pela mãe, Anye. Ela conta que a atitude influenciou a família.

- Há alguns anos faço a minha parte. Eu me coloco no lugar de pessoas que nem conheço, buscando ajudar. Acho que, de tanto participar, acabei influenciando minhas primas - conta.

Para Luiz Amorim, diretor do Hemorio, a doação nesse período do ano é fundamental.

-Os cariocas e fluminenses sempre atendem ao nosso chamado para as doações de sangue aqui na Cinelândia. Os números dos dois primeiros dias já foram muito bons e teremos ainda mais doações até a sexta-feira. Essas bolsas de sangue nos ajudam muito na garantia dos estoques até as festas de fim de ano - explica.

Além de coleta de sangue, a quarta edição da Semana da Saúde, que começou ontem, conta com serviços como mamografia e ultrassonografias, exames de PSA e consulta com urologista do toque, teste rápido de sífilis, teste de hanseníase, vacinação contra a febre amarela, além de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, e ainda atendimento odontológico, teste alérgico, espirometria e palestras diversas.

Sobre o Hemorio

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio.(http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf)

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A Semana da Saúde é uma ação em parceria com o Grupo Bandeirantes e conta com o apoio da Drogaria Venancio, Cedae, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Unimed, Aspen Pharma, Cepem, UVA, Café Evolutto, Sorria Bem, Medlevensohn,e Piraquê.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis