Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES promove Seminário Estadual de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes 25/10/2018 SES promove Seminário Estadual de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes Objetivo foi fortalecer a rede de proteção para o grupo e implementar avanços

 A Secretaria de Estado de Saúde, por intermédio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou nesta quinta-feira (25/10), na Defensoria Púbica, o Seminário Estadual de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. O tema deste ano foi “Como enfrentar violências e promover cultura de paz?”.

O evento ressaltou a promoção de um debate público sobre o tema e a redução da violência. Também foram destacadas medidas para alavancar avanços e incentivar a cultura de paz nas escolas e nos ambientes familiares.

Para a coordenadora do evento e representante do PSE, Barbara Salvaterra, são vários os tipos de violência contra crianças e adolescentes. Ela citou os maus-tratos físicos e o abuso sexual e defendeu uma rede de proteção forte para inibir novos casos. Mariana Seabra, do Programa de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da SES, ressaltou o fortalecimento das instituições e das pessoas como uma das ações em prol das crianças e dos adolescentes.

Thaís Severino, da Superintendência de Atenção Básica da SES, disse que a violência contra a criança e o adolescente é uma epidemia silenciosa. Para ela, deve ocorrer um forte trabalho de notificação das ocorrências junto aos Conselhos Tutelares para tirar da invisibilidade a violência que acontece diariamente. Ela também ressaltou a importância do trabalho de acolhimento e reabilitação das crianças e dos adolescentes.

Telefones úteis