Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
RJ alcança meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo 01/10/2018 RJ alcança meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo Secretaria de Estado de Saúde lançou a campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio” para reforçar a vacinação no Estado e alcançou 95% de cobertura

 A Secretaria de Estado de Saúde alcançou a meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo no Rio de Janeiro. O Estado atingiu 95% de cobertura vacinal para as duas doenças. Entre as ações realizadas pela SES para reforçar a vacinação estão a prorrogação da campanha de vacinação com a realização de um novo Dia D no último dia 22, além do lançamento da campanha “Tchau Sarampo, Tchau Pólio”.

A campanha teve como objetivo imunizar crianças entre 1 ano e menores de cinco anos. Mas vale ressaltar que mesmo com o encerramento da mobilização, as duas vacinas continuarão disponíveis nos postos de saúde para as faixas etárias indicadas na rotina e para atualização das cadernetas de vacinação.

Poliomielite
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. Crianças com comprometimento imunológico devem ser avaliadas antes de tomar a vacina. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população vacine as crianças dentro da faixa etária indicada.

Sarampo
Este ano, 18 casos de sarampo foram confirmados no estado do Rio de Janeiro, sendo 15 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio.

Sobre as vacinas
Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a recomendação para a proteção contra a poliomielite é de 3 doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite) até 1 ano de idade. A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses.

Telefones úteis