Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Rio Imagem tem um dia de solidariedade pelo Outubro Rosa 19/10/2018 Rio Imagem tem um dia de solidariedade pelo Outubro Rosa Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que recebeu doação de cabelo para mulheres em tratamento contra o câncer de mama

 As crianças têm o poder de mudar o mundo. Essa frase popular foi vista na prática por quem passou pelo Rio Imagem nesta sexta-feira (19/10). Em um evento realizado nessa manhã, a unidade recebeu doação de cabelo para confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer de mama e ofereceu um Dia da Beleza para quem foi ao local. A pequena Giovanna Pereira da Silva, de 7 anos, incentivou a mãe Maria da Conceição a doar as madeixas. Mãe e filha foram até a unidade, cortaram os cabelos e exerceram a solidariedade. O evento atraiu cerca de 200 pessoas.

Muito mais do que um ato de solidariedade feito por mãe e filha, a ação tem um forte sentimento de renascimento e amor ao próximo. O recebimento do cabelo representa o início de um novo ciclo, reforçando o tratamento contra a doença. Para quem recebe um cabelo novo e vê sua imagem refletida no espelho, a sensação é de plenitude e bem estar. Histórias da vida real que aconteceram em pleno Outubro Rosa, na ação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde.

- Nós tínhamos um comércio perto do Hospital dos Servidores e minha filha viu pessoas sem cabelo e perguntou o que tinha acontecido. Eu expliquei que uma das reações ao tratamento contra o câncer era a queda de cabelo. Daí surgiu a ideia de doar para levar felicidade para quem precisa, eu acompanhei por iniciativa dela – explicou Maria da Conceição, de 28 anos.

Outra doação feita por mãe e filha aconteceu no Rio Imagem. A estudante Thaís Maria da Silva, de 19, fez questão de levar a mãe Isabel Cristina, de 39 anos, para doar cabelo. Segundo Thaís, deixar um pouco do seu cabelo representa um ato de amor ao próximo, melhorando a autoestima da paciente que recebe. Para a mãe, o ato representa esperança.

- É uma fase em que a mulher está sensível e se sentir mais bela renova a esperança no tratamento. A doação tem essa função – explicou Isabel.

Apesar de ser minoria no evento, os homens também contribuíram com seus fios. O aposentado Jorge Sidnei de Andrade Silva, 66 anos, há dez anos faz doação de cabelo e conhece de perto a doença. Sua mãe e irmã tiveram histórico de câncer e ele faz tratamento para controle da enfermidade no INCA da Cruz Vermelha.

- O meu sentimento é de dever cumprido, pois sei que muitas mulheres não têm dinheiro para comprar uma peruca, com a doação muitas serão beneficiadas – destacou Jorge Sidnei.

O cabelo longo de José Fábio Áureo, de 37 anos, já não faz parte de seu novo visual. Ele saiu do Rio Imagem de fios curtos, mas satisfeito.

- Há dois anos, perdi meu emprego. Atuava na área de informática e deixei de lado o terno e a gravata para assumiu a cabelo longo. Tentei doar outras vezes, mas não consegui. Quando fiquei sabendo deste evento, disse é hoje. Espero que a doação ajude, contribuindo na melhora do tratamento das pacientes – destacou José Fábio.

O Dia da Beleza foi realizado em parceria com o Salão Walter’s Academy e o Centro Avançado de Maquiagem e Produção Internacional (Campi), que incluiu corte de cabelo, manicure e maquiagem.

Telefones úteis