Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hemorio recebe doações de sangue durante lançamento da segunda temporada da série ‘Sob Pressão’ 03/10/2018 Hemorio recebe doações de sangue durante lançamento da segunda temporada da série ‘Sob Pressão’ Hemocentro também reforça a importância de manter os estoques abastecidos durante o feriado

Nesta quarta-feira, 3, o Hemorio, hemocentro coordenador do estado Rio de Janeiro, promoveu uma ação de doação de sangue durante o lançamento da segunda temporada da série “Sob Pressão”. A equipe de coleta externa recebeu os atores da série, que doaram sangue e ressaltaram a importância do gesto para salvar vidas. Com a proximidade do feriado de 12 de outubro, o hemocentro também já convoca a população para doar e, assim, garantir que os estoques permaneçam em nível seguro.

Realizada na Cinelândia, no Centro do Rio, a ação recebeu 94 candidatos à doação e, no final do dia, foram coletadas 70 bolsas de sangue. A parceria do Hemorio com a TV Globo lembrou a importância da doação de sangue para o abastecimento das unidades de saúde.

O Hemorio, o órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo grandes emergências, como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTIs neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A doação de sangue é de extrema importância porque ainda não há substituto artificial para o sangue. As bolsas são utilizadas em emergências, cirurgias, maternidades, recém-nascidos e no tratamento de doenças como leucemia, linfoma, anemia falciforme, entre outras.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar bem de saúde, portar um documento de identidade oficial com foto e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Não se deve estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagens e piercings impedem a doação por um ano.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis