Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
HUPE amplia número de cirurgias com apoio da SES 06/09/2018 HUPE amplia número de cirurgias com apoio da SES Unidade terá capacidade para realizar 80 cirurgias cardíacas e 20 de coluna por mês

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta segunda-feira (03/09), que vai apoiar o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) para ampliação do serviço de cirurgias cardíacas e retomada das cirurgias de coluna.

Por meio desta parceria, a capacidade de cirurgias cardíacas na unidade aumentará de 20 para 80 mensais, além da implantação de 40 marca-passos por mês. Com os recursos descentralizados pela SES, o HUPE também vai realizar 20 cirurgias de coluna e 500 atendimentos ambulatoriais mensais. Os procedimentos serão disponibilizados para pacientes de todo o Estado através da Central Estadual de Regulação.

Hospital contará com novas tecnologias

Além disso, o HUPE também passa a contar com uma sala híbrida, com um aparelho de hemodinâmica de alta tecnologia, que permite associar técnicas cirúrgicas convencionais e de última geração. O espaço recebeu investimentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A sala garante versatilidade e segurança aos procedimentos cirúrgicos, essencial à técnica endovascular, que será utilizada por diversas especialidades. O local possui ainda leitos de recuperação anestésica e sala de laudos. O HUPE é o primeiro hospital universitário do Estado do Rio a possuir uma sala híbrida.

A unidade também contará com um equipamento destinado a cirurgias robóticas, que será instalado em novembro. O aparelho será usado em procedimentos delicados e de alta complexidade em especialidades como urologia, cirurgia geral e ginecologia, e deve entrar em operação em janeiro do próximo ano.

Telefones úteis