Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Semana Mundial de Amamentação é comemorada com seminário 06/08/2018 Semana Mundial de Amamentação é comemorada com seminário Durante a palestra foi abordada a importância da amamentação na diminuição da mortalidade infantil

 De 1 a 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Amamentação (SMAM). Para celebrar a data foi realizado, nesta quarta-feira (01), um seminário que reuniu profissionais de saúde dos diversos municípios do Estado para discutir o assunto e trocar experiências.

Mais de 150 países comemoram a SMAM e esse ano o tema a ser discutido é “Amamentação é a base da vida”. Durante a palestra foi abordada a importância da amamentação prolongada na redução da mortalidade infantil, já que esta previne a desnutrição e garante a segurança alimentar dos lactentes.

Nos primeiros meses de vida, o bebê que mama no peito, além de não precisar de nenhum outro alimento, tem o vínculo fortalecido com a mãe. Amamentar é comunicação, proteção e vínculo.

Banco de Leite

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes conta com o serviço de Banco de Leite desde 2007 e atualmente 119 doadoras fazem parte do projeto. De janeiro a julho de 2018, o setor realizou cerca de 10 mil atendimentos e coletou 96 litros de leite . Além da doação de leite, a equipe orienta as puérperas sobre a importância do aleitamento materno e auxilia aquelas que apresentam alguma dificuldade para amamentar.

A equipe do Banco de Leite do HEAPN também realiza visita domiciliar para coleta das doações, onde as doadoras são orientadas quanto à higiene pessoal antes de iniciar a coleta, local mais adequado na casa, retirada, armazenamento e conservação do leite. Após as orientações necessárias, a doadora recebe um kit contendo frascos, touca, máscara e fita crepe para realizar o procedimento com segurança em sua residência. As doadoras podem agendar semanalmente a coleta do leite que é realizada por uma equipe do Banco de Leite.

O atendimento no setor é realizado 24 horas e é voltado para as mulheres em fase de amamentação, incluindo aquelas que deram à luz em unidades públicas e particulares. Para informações sobre doação de leite ou dúvidas e orientações sobre amamentação, as lactantes podem entrar em contato em qualquer horário com o SOS Amamentação da unidade no telefone 3675-0910.

Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

As mulheres que voltam da licença maternidade podem, durante a jornada de trabalho, retirar seu leite, conservá-lo no freezer e leva-lo para casa no final de expediente. Pensando em garantir esse direito e dar mais conforto e tranquilidade às mães na volta ao trabalho, foi criada a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta na SES.

Apesar de ser uma recomendação do Ministério da Saúde o Brasil ainda conta com poucas salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. As salas são espaços no próprio ambiente de trabalho, onde as mulheres que voltam da licença maternidade podem alimentar seus filhos.

 
Telefones úteis