Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Semana Mundial de Amamentação é comemorada com seminário 06/08/2018 Semana Mundial de Amamentação é comemorada com seminário Durante a palestra foi abordada a importância da amamentação na diminuição da mortalidade infantil

 De 1 a 7 de agosto é comemorada a Semana Mundial de Amamentação (SMAM). Para celebrar a data foi realizado, nesta quarta-feira (01), um seminário que reuniu profissionais de saúde dos diversos municípios do Estado para discutir o assunto e trocar experiências.

Mais de 150 países comemoram a SMAM e esse ano o tema a ser discutido é “Amamentação é a base da vida”. Durante a palestra foi abordada a importância da amamentação prolongada na redução da mortalidade infantil, já que esta previne a desnutrição e garante a segurança alimentar dos lactentes.

Nos primeiros meses de vida, o bebê que mama no peito, além de não precisar de nenhum outro alimento, tem o vínculo fortalecido com a mãe. Amamentar é comunicação, proteção e vínculo.

Banco de Leite

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes conta com o serviço de Banco de Leite desde 2007 e atualmente 119 doadoras fazem parte do projeto. De janeiro a julho de 2018, o setor realizou cerca de 10 mil atendimentos e coletou 96 litros de leite . Além da doação de leite, a equipe orienta as puérperas sobre a importância do aleitamento materno e auxilia aquelas que apresentam alguma dificuldade para amamentar.

A equipe do Banco de Leite do HEAPN também realiza visita domiciliar para coleta das doações, onde as doadoras são orientadas quanto à higiene pessoal antes de iniciar a coleta, local mais adequado na casa, retirada, armazenamento e conservação do leite. Após as orientações necessárias, a doadora recebe um kit contendo frascos, touca, máscara e fita crepe para realizar o procedimento com segurança em sua residência. As doadoras podem agendar semanalmente a coleta do leite que é realizada por uma equipe do Banco de Leite.

O atendimento no setor é realizado 24 horas e é voltado para as mulheres em fase de amamentação, incluindo aquelas que deram à luz em unidades públicas e particulares. Para informações sobre doação de leite ou dúvidas e orientações sobre amamentação, as lactantes podem entrar em contato em qualquer horário com o SOS Amamentação da unidade no telefone 3675-0910.

Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta

As mulheres que voltam da licença maternidade podem, durante a jornada de trabalho, retirar seu leite, conservá-lo no freezer e leva-lo para casa no final de expediente. Pensando em garantir esse direito e dar mais conforto e tranquilidade às mães na volta ao trabalho, foi criada a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta na SES.

Apesar de ser uma recomendação do Ministério da Saúde o Brasil ainda conta com poucas salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. As salas são espaços no próprio ambiente de trabalho, onde as mulheres que voltam da licença maternidade podem alimentar seus filhos.

 
Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis