Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Projeto “Mais Leitura, Mais Saúde” chega ao HTO Baixada 01/08/2018 Projeto “Mais Leitura, Mais Saúde” chega ao HTO Baixada Livros são ofertados aos pacientes e servem como forma de terapia aos internados

 O Programa “Mais Leitura, Mais Saúde”, que usa os livros como elemento de ajuda na recuperação dos pacientes internados, acaba de chegar ao Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Vereador Melchiades Calazans (HTO Baixada), em Nilópolis. O serviço foi implantado recentemente e busca tornar o ambiente hospitalar mais humanizado.

Todos os dias, a biblioteca volante passa pelos corredores oferecendo livros, tornando a permanência do paciente na unidade melhor. Com o programa, o estresse da internação é reduzido, além de melhorar a memória dos usuários.

Para a assessoria de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, o projeto apresenta vários benefícios aos pacientes, como melhoria da memória, entretenimento de qualidade e redução do estresse.

São 140 títulos disponíveis: romance, autoajuda, ficção, política, crônica, política etc. A cada três dias, um funcionário do HTO Baixada leva o catálogo de cerca de mil livros aos pacientes para “degustação” e escolha de novos exemplares. Além dos pacientes, os acompanhantes e os funcionários do hospital também são beneficiados pelo “Mais Leitura, Mais Saúde”. O projeto foi implantado há pouco mais de dez dias e desde então tem incentivado a leitura dentro da unidade de saúde.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O programa também funciona no Hospital Estadual Anchieta, Hospital Estadual Getúlio Vargas, Hospital Estadual Carlos Chagas e agora no do HTO Baixada.

 

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis