Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Ação na Cinelândia realiza 220 testes de Hepatites 27/07/2018 Ação na Cinelândia realiza 220 testes de Hepatites O objetivo é conscientizar a população sobre os tipos da doença no Julho Amarelo

A ação da Secretaria Estadual de Saúde foi realizada para celebrar o Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais, determinado pela Organização Mundial da Saúde. Nos últimos anos, a mortalidade mundial em consequência da doença, como por cirrose e câncer de fígado, ultrapassou o número de óbitos causados por HIV.

Devido aos sintomas pouco específicos e comumente associados a outras enfermidades, como febre, dor abdominal, náuseas e mal estar, muita gente não sabe que é portadora do vírus. Para chamar atenção para o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, o caminhão de testes rápidos da SES percorreu três cidades da Região dos Lagos até estacionar no Centro do Rio de Janeiro.

A hepatite C é transmitida por via sanguínea. Pessoas acima de 40 anos, privadas de liberdade, usuários de álcool e drogas injetáveis, quem já fez procedimentos de tatuagem, piercing ou sofreu transfusão até o ano 1993, além de pacientes de hemodiálise, são considerados vulneráveis à doença. O tratamento chega a 95% de cura.

Já o tipo B é uma doença sexualmente transmissível e que também pode ser passada da mãe contaminada para o bebê, durante a gestação. O tratamento também é feito via oral. Além do uso de preservativos, outra forma de prevenção é a vacina, que está disponível nas unidades de saúde municipais. Pessoas de todas as idades podem se imunizar, sempre em três doses: uma 30 dias após a primeira aplicação e outra seis meses depois. Desde 1997, a proteção contra a hepatite B já consta no Calendário Nacional de Vacinação. A OMS pretende erradicar o tipo C da doença até 2030, diminuir o número de mortes por hepatites virais em 65% e encerrar a transmissão vertical, da mãe pro bebê, vacinando todas as mulheres antes da idade fértil contra a hepatite B.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis