Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Evento reúne dentistas no Centro do Rio 25/06/2018 Evento reúne dentistas no Centro do Rio Promovido pelo Estado, representantes de várias unidades de saúde do Estado estiveram presentes na capacitação

A Secretaria de Estado de Saúde promoveu, nesta segunda-feira (25), uma capacitação para os dentistas que atendem em unidades estaduais e municipais do estado do Rio de Janeiro. Os profissionais debateram protocolos de atendimento a pacientes com doenças pré-existentes e que possuem necessidades especiais e também foi abordada a demanda odontológica de média e alta complexidades nas unidades públicas de saúde.

- Esse encontro está reunindo representantes de vários municípios que foram convidados para debater a odontologia de pacientes assistidos na rede, tanto do Estado quanto do próprio município. Esse tema é de extrema importância porque os pacientes devem ter todo suporte para uma assistência completa – destacou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

O protocolo de atendimento foi pauta do evento, que discutiu também a necessidade do atendimento especializado a pacientes hematológicos, oncológicos, diabéticos, cardiopatas, com comprometimentos neurológicos ou qualquer outra patologia que exija cuidados especiais. Foram também abordadas as experiências dos profissionais participantes, técnicas de serviço, uso de medicamentos, entre outros pontos importantes para o atendimento em saúde bucal.

- A SES reforça a importância de cada profissional participar de encontros como este, para que possamos gerenciar da melhor forma o serviço de odontologia no Sistema Único de Saúde. É preciso não apenas dominar conceitos técnicos, mas a forma mais adequada de tratar o paciente dentro de cada situação que se encontra, do mais simples atendimento em uma UPA a uma situação de maior complexidade – finaliza.

Programa Mais Sorriso – criado em julho de 2016 pela Coordenação de Odontologia da SES, o programa já realizou mais de 500 cirurgias bucomaxilofaciais, 200 cirurgias em pacientes especiais, 300 consultas a bebês com microcefalia, 250 tratamentos de laserterapia e 102 diagnósticos de câncer de boca.

O serviço atua também nos cuidados para o controle da infecção dos pacientes em unidades de terapia intensiva, contribuindo para a redução da incidência dos casos de pneumonia. A Coordenação de Odontologia está presente ainda nas 29 UPAs do Estado prestando atendimento de urgência à população.

Telefones úteis