Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES promove aulas sobre cuidado, segurança do paciente e tecnologias na Semana da Enfermagem 11/05/2018 SES promove aulas sobre cuidado, segurança do paciente e tecnologias na Semana da Enfermagem O Dia do Enfermeiro é comemorado em todo 12 de maio. Profissionais participaram de evento na sede da SES

A Secretaria de Estado de Saúde deu início à Semana da Enfermagem nesta sexta-feira,11. Cerca de 60 profissionais acompanharam aulas sobre cuidado, segurança do paciente e uso de tecnologias na assistência dos doentes. O secretário de Saúde, Sergio Gama, participou do evento e mencionou a própria trajetória profissional para destacar a importância dos enfermeiros na atenção aos pacientes.

- O enfermeiro é o primeiro a acolher o residente que chega à unidade de saúde. Foi assim comigo. São eles, e na maioria das vezes, elas, que passam o entendimento de fluxo, dos equipamentos que são usados no hospital. Não existe equipe médica e sim equipe multiprofissional. Capacitações como esta são muito importantes para que a enfermagem, cada vez mais, firme sua posição – afirmou.

A Superintendente de Unidades Pré-Hospitalares, Ivanise Arouche, também chamou a atenção dos participantes para a renovação de conhecimentos.

- Todo tipo de atualização é importante e deve ser introduzida nas unidades de saúde durante o trabalho, no dia a dia. Os profissionais saem beneficiados por se capacitarem, mas o ganho maior é do doente, que passa a contar com um cuidado ainda mais apurado.

Durante a palestra A Arte de Cuidar Além do Que Vejo, a psicóloga Daniela Profeta enfatizou a necessidade de a equipe de enfermagem, além do conhecimento técnico, levar em consideração a sensibilidade na promoção do bem estar das pessoas. Ela ressaltou ainda que a atenção deve ser individualizada, caso a caso.

Equipes do INTO, Hemorio, IECAC, hospitais Carlos Chagas, Getúlio Vargas, dos Lagos, da Mãe e de UPAs estaduais puderam aprender ainda com as apresentações O Papel da Enfermagem na Segurança do Paciente e Tecnologias como Ferramentas da Segurança do Paciente. O Dia do Enfermeiro é comemorado todo 12 de maio.

 
Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis