Mamógrafo Móvel já realizou mais de mil exames 04/05/2018 Mamógrafo Móvel já realizou mais de mil exames A unidade já percorreu quatro municípios após a retomada dos serviços

O mamógrafo móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde, já realizou cerca de 1.080 exames em quatro municípios do estado. Esta semana a unidade esteve em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, e na próxima terça-feira (08/05) estará em Miguel Pereira, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia mamária. A meta é percorrer todas as regiões do estado para dar suporte aos municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama.

- A antiga gestão retomou as atividades do mamógrafo móvel e, desde março, já percorremos quatro municípios. A realização da mamografia é uma atribuição das prefeituras, mas oferecer este suporte é importante para atender à demanda reprimida nas cidades. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura da doença – explicou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

O mamógrafo móvel voltou a funcionar na Semana da Saúde, que ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e já passou pelos municípios de Carmo, Sapucaia e Três Rios. O atendimento de pacientes é feito prioritariamente por meio do encaminhamento das prefeituras. Para atendimento é necessário levar identidade, CPF, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.

A moradora do município de Sapucaia, Nádia Viana da Silva, fez a mamografia e a aprovou a iniciativa.

- O atendimento foi ótimo e é muito bom contar com esse exame próximo da nossa casa – disse Nádia.

Confira abaixo a agenda de maio do Mamógrafo Móvel:

- 2 a 4/05 - Três Rios

- 8 e 9/05 - Miguel Pereira

- 11 e 12/05 - Ilha do Governador

Quer ver mais conteúdos em Notícias?