Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Coleta na Central do Brasil cadastra 107 doadores 30/05/2018 Coleta na Central do Brasil cadastra 107 doadores Ônibus do Hemorio estacionou em frente ao Palácio Duque de Caxias para abastecer o banco de sangue do estado

Para aumentar o número de doações de sangue no Hemorio, o Gabinete de Gestão de Crise, em uma ação conjunta entre as secretarias de estado e as forças de segurança, montou um posto de coleta em frente ao Palácio Duque de Caxias, na Central do Brasil. Ao todo, a ação registrou 107 pessoas cadastradas.

Carlos Cesar Cordeiro foi o primeiro da fila. O marceneiro já é um doador de sangue frequente e não perdeu a oportunidade de ajudar a salvar vidas.

- Estava saindo da estação e vi o posto de coleta. Assim fica ainda mais fácil pra doar. Hoje eu estou doando, quem sabe amanhã sou eu que posso precisar?

O local foi escolhido por ser de fácil acesso à população. Sônia Abade, que é enfermeira, estava voltando pra casa depois de passar a madrugada de plantão e resolveu parar.

- Eu nunca tinha doado sangue na vida. Esse problema de abastecimento dos últimos dias me sensibilizou e eu resolvi contribuir. Os estoques estão baixos, eu trabalho vendo sangue o dia inteiro, sei o quanto esse gesto é importante pra quem está precisando.

Desde o fim de semana, o hemocentro do estado vem realizando campanhas para evitar a baixa no bancos de sangue. Nesta quarta-feira, véspera de feriado, a empresa de carros particulares Uber também se mobilizou. Com o código DOESANGUE, o aplicativo ofereceu descontos de até 30 reais em duas viagens, entre 7h e 18h, em trajetos iniciados ou encerrados no Hemorio.

Para ser candidato à doação de sangue é necessário portar um documento oficial de identidade com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue com declaração expressa dos pais ou responsáveis, cujo modelo pode ser encontrado no site do hemocentro: www.hemorio.rj.gov.br. Não é preciso estar de jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Os voluntários são cadastrados e respondem um questionário que avalia se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue e, em seguida, são encaminhados para a triagem clínica.

O médico responsável pela coleta externa do Hemorio, Vicente Humberto Januzzi, destaca que é importante doar sangue em todas as épocas do ano. O Hemorio funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana e feriados, de 8h às 17h e fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro.

Outras informações podem ser obtidas com o Disque Sangue: 0800 282 0708.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis