Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hospital Estadual da Criança comemora 5 anos de sucesso 04/03/2018 Hospital Estadual da Criança comemora 5 anos de sucesso Desde sua inauguração, em março de 2013, a unidade já realizou mais de 24 mil procedimentos cirúrgicos, 600 mil exames laboratoriais e 100 mil consultas

Minha vontade é gritar para o mundo como estou feliz. Essa foi a frase que Maria da Penha Trajano da Silva, mãe da Maria Valentina Trajano Duarte, de 1 ano, disse ao falar da cirurgia de transplante de fígado da filha. Esse final feliz faz parte de outras milhares de histórias do Hospital Estadual da Criança, que comemora cinco anos neste domingo (04/03).

- O HEC é uma de nossas unidades de referência e considerado um dos dez hospitais de excelência do país. Nesses cinco anos muitas vidas foram salvas e muitas famílias voltaram a sorrir, a ter esperança e esse é o papel do serviço público de saúde - disse o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Desde sua inauguração, em março de 2013, a unidade já realizou cerca de 24 mil procedimentos cirúrgicos, entre eles 117 transplantes, sendo 75 hepáticos. Além disso, ao hospital já realizou mais de 100 mil consultas e 600 mil exames de laboratório.

Outra cirurgia de sucesso, realizada no HEC, foi a de Luan Soares Martins, de 2 anos. Ele nasceu com mielomeningocele, uma falha congênita, na qual os ossos da coluna vertebral do bebê não se desenvolvem adequadamente durante a gestação. A família dele comemora a sua recuperação.

- É uma vitória ele conseguir ficar sentado na cadeira de rodas. Essa cirurgia mudou a vida do meu neto - disse Nelson Gregório da Silva, avô de Luan.

Além de cirurgias de alta complexidade e transplantes, a unidade também realiza atendimento oncológico e ortopédico. O HEC, que é referência no atendimento pediátrico para pacientes de 0 a 19 anos, realiza procedimentos de baixa, média e alta complexidades.

HEC

O Hospital Estadual da Criança é a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro voltada para atendimento pediátrico. A unidade conta com 57 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, 4 salas cirúrgicas, 4 consultórios de ambulatório, 1 consultório odontológico e 1 oficina de próteses e oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia, além de serviços de quimioterapia ambulatorial, fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares.

Em 2015, o HEC se destacou por oferecer atendimento de alto padrão, recebendo a chancela do certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No estado do Rio, o HEC é o único hospital público certificado com ONA nível 03 de excelência e está entre os 10 que possuem a certificação no Brasil.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis