Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Bloco Vem Doar Pra Mim leva animação e doadores ao Hemorio 06/02/2018 Bloco Vem Doar Pra Mim leva animação e doadores ao Hemorio Acompanhados por ritmistas e passistas da escola de samba Porto da Pedra, os foliões percorreram o trajeto desde a Candelária convocando pessoas para doar sangue

Em sua quarta edição, o bloco Vem Doar pra Mim levou muita alegria ao Hemorio, no Centro do Rio, no início da tarde desta terça-feira, 06. Acompanhados por ritmistas e passistas da escola de samba Porto da Pedra, os foliões percorreram o trajeto desde a Candelária convocando as pessoas para doar sangue e lembrando a importância da doação nesta época do ano.

- O bloco busca lembrar a população da importância das doações de sangue nesse período. A ação visa reforçar os estoques de sangue para o Carnaval, época em que historicamente há queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias - disse o secretário de estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

A 15ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade segue até o fim do carnaval, no dia 13 de fevereiro. Para garantir o abastecimento adequado, o Hemorio precisa receber 350 bolsas de sangue diariamente.

- O bloco, além de doadores, traz mais visibilidade para o Hemorio e lembra às pessoas o quanto é importante doar sangue nesse período. Nesses dias, o movimento no salão de doadores cai pela metade. Por isso, é essencial que as pessoas façam essa boa ação antes da folia – ressalta Margarida Pêcego, médica hematologista e responsável pelo Atendimento do Doador.

O militar Darllan Markson, de 24 anos, marcou presença no bloco da solidariedade e fez a sua doação:

- É muito importante doar sangue, principalmente nesse período do ano, uma época com muitos acidentes de trânsito onde as pessoas precisam de sangue para não perder a vida. É um ato bem simples, qualquer pessoa pode fazer - disse Darlan.

Informações ao doador
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (a autorização está disponível no site do Hemorio: www.hemorio.rj.gov.br<http://www.hemorio.rj.gov.br>). Não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis