Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Hemorio recebe mais de 3,5 mil candidatos à doação de sangue em seis dias de vacinação contra a febre amarela 29/01/2018 Hemorio recebe mais de 3,5 mil candidatos à doação de sangue em seis dias de vacinação contra a febre amarela Foram coletadas 2.601 bolsas de sangue no hemocentro, e 2.4 mil doses da vacina foram aplicadas

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro, recebeu 3.578 candidatos à doação e coletou 2.601 bolsas de sangue em seis dias de campanha de vacinação contra a febre amarela. No total, foram aplicadas 2,4 mil doses da vacina. Antes da ação, a média diária de bolsas coletadas, em janeiro de 2018, era de 190 bolsas.

- A nossa mobilização no Hemorio foi muito importante porque ampliou a possibilidade de doação e garantiu estoque de sangue. É fundamental que as pessoas se vacinem, mas a doação de sangue salva vidas e não pode parar - alertou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Ao longo da semana, os voluntários chegaram cedo à unidade, para, além de doar sangue, serem imunizados com uma das 400 doses da vacina oferecidas por dia. A vendedora Adriana Barros foi um deles.

- Como já chegou no período de eu doar sangue novamente, eu pensei, vou doar primeiro e depois tomar a vacina - afirmou.

O diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, ressaltou a importância da campanha para o reforço dos estoques de sangue nesse período do ano.

- Tivemos um apoio muito grande de nossos doadores e conseguimos reforçar o nosso estoque para o período. Não só o nosso, mas o de todas as unidades de saúde que utilizam o sangue doado aqui no Hemorio.

O operador de loja Davi Ramos de Oliveira não sabia da campanha de vacinação, mas aproveitou a oportunidade e saiu imunizado.

- Meu pai é doador há muitos anos, fazia tempo que eu queria vir. Hoje aproveitei a minha folga para estar aqui. As pessoas não ligam muito para essas coisas, mas doar é muito importante - afirmou ele, logo após tomar a vacina contra a febre amarela.

Informações ao doador
Quem tomou a vacina contra a febre amarela há mais de quatro semanas pode doar sangue normalmente. Quem teve a doença também, desde que esteja curado há mais de um ano.

Para doar sangue
É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais (modelo da autorização: http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/Menor_idade.pdf). Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Hemorio
A unidade funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis