Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Semana da Saúde realiza mais de 15,5 mil atendimentos 25/11/2017 Semana da Saúde realiza mais de 15,5 mil atendimentos Ação da SES, em parceria com o Detran, se consagra como maior evento de saúde pública da América Latina

A Semana da Saúde 2017, evento realizado entre 21 e 24/11, na Cinelândia, pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Detran, bateu todos os recordes de atendimento: foram mais de 15,5 mil entre os serviços de saúde ofertados e o mutirão Detran Presente. O número é 240% superior à quantidade de atendimentos realizados na edição do ano passado.

- O sucesso da Semana da Saúde nos deixa muito feliz. É uma maneira de estar mais próximo da população e reunir diversos serviços no mesmo lugar. Estamos muito satisfeitos com o resultado e em poder bater esse recorde de atendimentos em apenas quatro dias – ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

Os serviços mais procurados foram os testes de glicemia e colesterol, aferição de pressão, orientações sobre nutrição e exame da tireoide. Cerca de 6 mil atendimentos foram realizados somente na tenda que ofertou os procedimentos.

O aposentado Alcindo Ignácio Costa, de 69 anos, esteve na Cinelândia para checar a pressão arterial, medir a glicose e o colesterol. Morador de Cabo Frio, ele ficou sabendo do evento pelo rádio e resolveu vir ao Rio para aproveitar a ação.

- Não é todo dia que a gente tem um evento como esses. Já fiz exames de sangue e quero ainda conhecer outras tendas. Pena que não pude doar sangue, mas no ano que vem eu quero voltar e participar de novo – disse Alcindo.

A solidariedade da população fluminense também se destacou durante o evento. A procura pela doação de sangue no estande do HEMORIO superou em 66% o número de comparecimentos na ação do ano passado. Nestes quatro dias, 2.011 pessoas foram à Semana da Saúde doar sangue e 1.408 bolsas foram coletadas. Esse quantitativo pode salvar mais de 5,6 mil vidas.

Além das palestras diárias, o evento contou na quinta-feira (23/11) com um live no Facebook Conexão Saúde, da SES, comandado da Cinelândia pelo endocrinologista Fabiano Serfaty e com os criadores dos canais Guia do Podrão e Veganagem. A conversa girou em torno do tema alimentação, esclarecendo mitos e debatendo formas mais saudáveis de se alimentar.

Durante a Semana da Saúde, os participantes também puderam usufruir de atendimento de Urologia, vacinação contra febre amarela, teste rápido de hepatite, ultrassonometria óssea (exame para detectar osteoporose), atendimento dermatológico – incluindo prevenção e diagnóstico de hanseníase –, atendimento odontológico e avaliação com endocrinologistas, além de palestras diversas. Na quarta-feira (22/11), a população teve acesso ao mutirão Detran Presente, que realizou 1.159 atendimentos.

O evento contou, ainda, com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Instituto Morhan, Cruz Vermelha Brasileira, Laboratório Plasma, Instituto Vital Brazil e Cedae.

Parcerias – A Semana da Saúde contou com apoio do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Drogarias Venâncio, Sistemas de Medição Médica e Balanças (SECA), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Sanofi, Instituto Morhan, Cruz Vermelha Brasileira, Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Laboratório Plasma, Sociedade Brasileira de Dermatologia, Instituto Vital Brazil, 99 Táxis, Arquidiocese do Rio de Janeiro, CCR Barcas, VLT Carioca, EcoPonte, Piraquê, Embraarte, Bramil, Cedae, Café Evolutto, Polícia Militar, Guarda Municipal, Rio Luz e Comlurb.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis