Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Saúde do Homem é um dos serviços mais procurados na Semana da Saúde 22/11/2017 Saúde do Homem é um dos serviços mais procurados na Semana da Saúde No primeiro dia de evento foram realizados quase 500 exames de PSA e consultas com urologistas. A Semana da Saúde acontece na Cinelândia até a próxima sexta (24/11)

Um dos serviços mais procurados da Semana da Saúde, evento que está sendo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Detran, é o atendimento da Saúde do Homem. No primeiro dia da ação, nesta terça-feira (21/11), foram quase 500 pessoas atendidas, em 2016, ao longo de três dias 1.140 homens foram examinados. Esse ano a expectativa é superar esse número. Est

No local, são distribuídas senhas para o atendimento, os visitantes assistem a uma palestra sobre a importância da prevenção dos problemas urológicos, realizam o exame de sangue de PSA (detecção de câncer de próstata) e ainda passam por um consulta com um urologista.

- A inclusão do serviço de Saúde do Homem no evento nos mostrou que eles também estão preocupados com a prevenção de doenças. A Cinelândia está recebendo excelentes profissionais que estão à disposição da população. Além de detectar possíveis problemas estamos orientando todos os que buscam nossos serviços. A informação faz toda a diferença quando o assunto é saúde– ressalta o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O atendimento visa também reforçar o Novembro Azul, que é mês de prevenção ao câncer de próstata. Após a consulta, os homens que têm o resultado do exame alterado, são encaminhados para atendimento com especialistas no Centro de Atenção à Saúde de Homem, que funciona na Policlínica Piquet Carneiro, na Tijuca, em parceria com o Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Lá, o atendimento é feito através da Central Estadual de Regulação (CER) e recebe pacientes de todo o Estado do Rio.

- Nós aumentamos o espaço dedicado à Saúde do Homem na edição do evento deste ano e a procura está sendo muito grande. Oferecemos o exame de PSA e os pacientes são atendidos pelos nossos urologistas. Além de receber orientações sobre problemas urológicos e câncer de próstata também abordamos temas como disfunção sexual e planejamento familiar - disse Ronaldo Damião, professor titular de Urologia da UERJ e coordenador do Centro de Saúde do Homem do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

O balconista Reinaldo Mendonça, de 49 anos, morador de Magé, estava de passagem pela Cinelândia e decidiu tomar coragem para fazer o exame do PSA e se consultar com o urologista.

- Eu nunca tinha feito esse exame, mas sabia que já estava na hora de fazer. Então resolvi aproveitar essa oportunidade aqui. Conversei com o médico e parece que está tudo bem comigo. Os homens têm medo, mas eu acho muito importante fazer esse check up – disse Reinaldo.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Com base na estimativa de 2016 do órgão, o câncer de próstata atinge cerca de 61.200 mil novas pessoas no Brasil, onde também foram registrados 14.484 óbitos em decorrência de neoplasia maligna na próstata no ano de 2015.

Sinais e sintomas – Mesmo que não apresente nenhum sintoma, todo homem deve procurar um médico para realizar um check-up na idade indicada. Caso apresente sintomas como urinar com frequência maior que a normal; levantar várias vezes à noite para urinar ou urinar sangue, é preciso procurar um urologista imediatamente.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?
Telefones úteis