A terça-feira (28) foi marcada por mais um capítulo do Fórum Permanente Estadual da Atenção Básica, que apresentou sua 26ª edição e reuniu secretários municipais de saúde, além de outras autoridades da área. O fórum teve o objetivo de discutir estratégias de qualificação da rede, por meio de debate sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e suas implicações para a gestão. O Secretário de Estado de Saúde abriu o evento destacando a importância do comprometimento dos profissionais de unidades básicas de saúde e clínicas da Família.

- A gestão é um desafio e precisa que nós, profissionais de saúde, sejamos gestores de visão, que acolhe a comunidade, entendendo o que ela precisa e colocando suas necessidades de saúde na política. Além disso, que tenha comprometimento e qualificação para fortalecer o atendimento. Se a gente não cuidar da base, a porta de entrada do SUS, não vamos a lugar nenhum. Precisamos ter uma Atenção Básica focada em soluções – destacou o secretário.

Ao longo do dia foram organizados grupos de trabalho para debater a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), abordando diferentes eixos que compõem a portaria, como a responsabilidade de cada esfera pública de gestão, princípios e diretrizes da Atenção Básica, atribuições das equipes de saúde e processos de trabalho nos municípios.

- Este fórum é muito importante para ratificar a necessidade de qualificação da Atenção Básica, fundamental para o SUS. Estamos na vigência de uma Política Nacional de Atenção Basica publicada em um momento delicado da gestão federal, Estadual e municipal e estamos na SES buscando alternativas para aquecer e qualificar o debate crítico sobre os impactos e qualificação da rede no estado do Rio de Janeiro. É possível termos avanços e estamos batalhando por isso, juntos aos gestores municipais e demais instituições  – reforça a a Superintendente de Atenção Básica da SES, Thaís Severino da Silva.

Ao final do evento, os grupos apresentaram relatórios das discussões, ressaltando pontos de ajustes. Entre as preocupações pontuadas, a reflexão sobre a atuação dos gestores e profissionais de saúde em relação ao acesso e a qualidade dos serviços de saúde disponibilizados no Sistema Único de Saúde. A infraestrutura das unidades de saúde, financiamento e questões administrativas foram pautados visando à melhoria do serviço prestado.

Todos os 92 municípios fluminenses foram convidados a fazer parte do evento, que reuniu também representantes do Ministério da Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública (Fundação Oswaldo Cruz), do Conselho de secretarias municipais de saúde do estado, da Associação Brasileira de Enfermagem e de universidades públicas, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fóruns Permanentes de Atenção Básica – O evento acontece desde 2010, com o objetivo de promover encontros com os 92 municípios para debaterem temas relacionados à atenção básica que são considerados relevantes para o processo de trabalho dos gestores e profissionais de saúde.

Quer ver mais conteúdos em Notícias?