Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
Unidades da SES realizam ações durante o Outubro Rosa 30/10/2017 Unidades da SES realizam ações durante o Outubro Rosa Palestras, rodas de conversa e sessão de beleza foram algumas das estratégias para alertar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama

Laços rosas, cartazes e muito bate-papo marcaram o Outubro Rosa nas unidades que fazem parte da rede estadual de Saúde. Os hospitais estaduais Adão Pereira Nunes (HEAPN) e Getúlio Vargas (HGV) e o Instituto Estadual do Cérebro (IEC) prepararam programações especiais para a data, que surgiu na década de 90 para divulgar informações sobre o câncer de mama e fomentar o diagnóstico precoce da doença.

O HEGV e o IEC contaram com palestras da oncologista Cátia Helena de Paiva Fernandes, diretora médica do Hospital Mário Kroeff, que falou sobre a prevenção do câncer de mama, alertando para os sintomas e a importância do autoexame das mamas.

- Eu sempre digo que a mulher deve escolher um mês do ano para realizar todos os exames de rotina. É uma questão de saúde, mas também de amor próprio. Quanto mais discutirmos este assunto, quanto mais falarmos sobre o câncer de mama, mais mulheres poderão ter um diagnóstico precoce e, por consequência, teremos menos mortes - ressaltou a especialista.

Além das palestras, voluntárias do projeto “Time da Esperança” montaram, na saída do refeitório do HEGV, uma exposição com perucas, próteses mamárias e almofadas que ajudam no pós-cirúrgico do câncer de mama. Para a artesã Geisimar Almeida, o apoio de outras mulheres é essencial na recuperação e na reconstrução da autoestima.

A enfermeira do Núcleo de Educação Permanente do HEGV (NEP), Emanuele Barbosa, convidou todos os colaboradores da unidade a aderir à campanha e vestir a camisa do ‘Outubro Rosa’.

- Distribuímos os laços rosas em todos os setores e foi gratificante ver o envolvimento de todo o hospital. Algumas pessoas confeccionaram camisas e outras vieram trabalhar com uma blusa rosa. O HEGV ficou rosa e o câncer de mama virou o assunto do mês, o que era o nosso objetivo - comemorou.

No HEAPN, estagiários do curso de Nutrição da Unigranrio, em parceria com a unidade, promoveram uma ação para alertar sobre os benefícios da nutrição para a prevenção do câncer de mama. O evento foi realizado no corredor principal da unidade e contou com a presença de 80 participantes.

Foram realizadas atividades como avaliação nutricional nos colaboradores, entrega de folders de conscientização sobre alimentação saudável e degustação de alimentos funcionais. Além disso, a equipe multidisciplinar de Assistência Social produziu um mural com informações sobre o assunto.

- Uma dieta saudável e variada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais e sem excesso de gordura saturada, que ofereçam componentes alimentares, pode ajudar a prevenir e reduzir o risco de recorrência da neoplasia mamária – disse Daiana Teixeira, nutricionista do HEAPN.
 

Telefones úteis