Solidariedade entre irmãos 31/10/2017 Solidariedade entre irmãos Paciente atendido pelo HEC recebe apoio do irmão mais velho que criou campanha para tornar os dias de internação mais felizes

Ele é uma criança dócil, alegre e brinca como todo menino, mas com apenas dois anos já enfrenta uma grande dificuldade. O menino Guilherme Perseguin Dias, atendido no Hospital Estadual da Criança (HEC), trava uma luta contra a leucemia, que pegou todos de surpresa, mas também serviu de motivação para parentes e amigos realizarem o bem. Com o apoio do clube de natação que frequenta, o irmão Gabriel Perseguin Dias, de 14 anos, realizou uma grande mobilização para receber doação de materiais de papelaria, que são usados pelas crianças para passar o tempo durante o período de internação.

Apenas dois dias após seu aniversário, em meados de agosto deste ano, a família de Guilherme recebeu o diagnóstico e, desde então, seu irmão – que já levou a medalha de melhor do Rio em nado borboleta pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro – vem sensibilizando amigos e atletas do clube de natação onde treina para garantir, desta vez, a vitória da solidariedade e levar mais alegria ao hospital. Guilherme sempre acompanhou o irmão nos treinos e se tornou bastante conhecido pela equipe, que já tem um grande carinho por ele.

Ao tomar ciência da situação, o técnico do clube se juntou a Gabriel e iniciou uma grande campanha para arrecadar materiais de papelaria que são usados pelas crianças internadas na unidade estadual. No entanto, muito além da arrecadação, foi a proposta de reflexão e aprendizado que veio acompanhada.

- Além da ideia de arrecadação de produtos como lápis de cor, massinha, livros e itens de papelaria em geral, propus à equipe um “treino desafio” para que todos pudessem refletir que tudo é a forma como a gente encara o problema e ali todos estavam voltados para a mesma superação, mostrando à família de Guilherme que estávamos de mãos dadas com eles – destaca Rogério Karfunkelstein, técnico do Marina Barra Clube, local onde Gabriel realiza seus treinos.

Neste mesmo dia, os atletas levaram os itens doados e assinaram um banner feito especialmente ao pequeno Guilherme, que foi levado pelo técnico à unidade, onde pôde conhecer o atendimento prestado pelo Hospital da Criança. Cerca de 250 pessoas participaram da campanha.

- Fiquei muito encantado com a unidade, a gente ainda pode encontrar locais onde nossos filhos estarão bem amparados caso precisem – completa Rogério.

O tratamento oferecido pelo Hospital Estadual da Criança também foi destacado pela mãe de Guilherme e Gabriel, que relatou a importância de todo o cuidado e carinho ofertado pela equipe da unidade.

- Os médicos, a equipe de enfermagem, todos se preocupam muito com o paciente, com a mãe, são muito humanos. Eles não escondem a realidade, mas explicam cada processo a ser enfrentado e nos passam a segurança de que estão juntos com a gente. Estou sendo amparada como nunca imaginei e não tenho palavras para expressar o quanto esse acolhimento é importante nessas horas. Aqui encontrei uma família – relata emocionada Shirley de Araújo Perseguin.

A luta de Guilherme ainda não acabou, mas a certeza da vitória e a dedicação da equipe médica tomam força.

- Estamos esperançosos vendo que a Guilherme está respondendo bem ao tratamento. Neste momento, a participação da família é essencial e podemos perceber o quanto essa união faz a diferença para a criança – destaca a coordenadora do setor de Oncologia do HEC, Dra. Patrícia Moura, que atua desde a inauguração na unidade.

Sobre o HEC - O Hospital Estadual da Criança, localizado em Vila Valqueire, é a primeira unidade do estado do Rio voltada para o atendimento pediátrico de 0 a 19 anos em casos de média e alta complexidade como cirurgias gerais, ortopédicas, neurocirurgias, microcirurgia, plástica, tratamento oncológico e transplantes renais e hepáticos. Em 2015, o HEC se destacou por oferecer atendimento de alto padrão, com a chancela do certificado de excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No estado do Rio, o HEC é o único hospital público certificado com ONA nível 03 de excelência e está entre os dez que possuem a certificação no Brasil.