Fechar rede
Siga-nos
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Menu
Home Busca Menu Redes
SES inaugura o Centro de Tratamento do Cálculo Renal 06/09/2017 SES inaugura o Centro de Tratamento do Cálculo Renal Homens e mulheres terão atendimento especializado para tratamento e prevenção do cálculo renal

  A Secretaria Estadual de Saúde e o Hospital Universitário Pedro Ernesto inauguraram nesta quarta-feira (06/09), o Centro de Tratamento para Cálculo Renal (Centro de Tratamento de Litíase), que está funcionando como uma extensão do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). O atendimento que já acontece na unidade foi ampliado e passa a ser especializado no tratamento de cálculos nas vias urinárias (desde o rim até a bexiga). O Centro conta com 5 leitos, além dos 21 já existentes no setor de Urologia, com capacidade para realizar cerca de 60 cirurgias por mês atendendo pacientes de todo Estado do Rio, as consultas serão agendadas através do SISREG.

- Ano passado, mesmo com poucos recursos, implementamos o programa de disfunção miccional no HUPE, um serviço de ponta no Rio de Janeiro. Passamos por momentos de grande crise e isso nos ajudou a perceber a importância das parcerias, a SES o HUPE e a UERJ têm sido grandes parceiros e a população sai ganhando com isso. Nesse novo Centro os pacientes terão todo o acompanhamento desde a primeira consulta com o urologista, até a realização de cirurgia, quando indicada – destacou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

O setor conta com uma equipe multidisciplinar formada por urologistas, cirurgiões, anestesistas, nefrologistas e enfermeiros, além de realizar exames de imagem de alta complexidade, como ressonância, urografia excretora e tomografia.

- Estamos ampliando nosso serviço para atender às necessidades do estado. Cerca de 8,5% da população possui cálculo renal ou já teve algum episódio como a cólica renal, cujo o cálculo foi eliminado espontaneamente. A faixa etária mais comum é acima de 60 anos, mas o problema pode atingir várias idades. Vamos atender homens e mulheres e disponibilizar toda a infraestrutura para esse tratamento - explica o urologista Ronaldo Damião, chefe do Serviço de Urologia do HUPE e responsável pelo Centro.

O Centro de Tratamento do Cálculo Renal terá ainda um ambulatório e uma enfermaria exclusivos, além de uma sala no centro cirúrgico onde serão realizadas cirurgias diariamente. Entre as técnicas cirúrgicas utilizadas está a cirurgia aberta, percutânea (que é uma punção que se faz no rim para quebrar o cálculo e retirar) e endoscópica (que utiliza laser para fragmentar o cálculo).

Hoje, o Serviço de Urologia do HUPE oferece atendimento também através da Policlínica Piquet Carneiro, na Tijuca. Na clínica funcionam os atendimentos especializados: Saúde do Homem e o Núcleo de Disfunções Miccionais, que atendem cerca de 70 pacientes por dia e que ainda dispõem de salas para pequenas cirurgias urológicas. Este serviço conta com profissionais como urologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, pediatras, ginecologistas e neurologistas.

Também participaram da inauguração o reitor da UERJ, Ruy Garcia Marques, o diretor geral do HUPE, Edmar José Alves dos Santos e o presidente do Cremerj, Nelson Nahon.

Telefones úteis