O primeiro Encontro dos Serviços de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu nesta sexta-feira (1), reuniu profissionais das redes municipal, estadual e federal de saúde, além de representantes de instituições de ensino, para debater questões sobre o serviço de odontologia, em média e alta complexidade, oferecido à população. Dar um olhar mais abrangente ao atual cenário foi um dos objetivos da Secretaria de Estado de Saúde ao promover o evento.

- Temos desenvolvido um trabalho muito especial na área de odontologia, que é fundamental para a saúde do ser humano. Encontros como o de hoje são importantes para fortalecer a troca de experiências e reiterar o apoio aos municípios – acrescentou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Promovido pela Coordenação de Odontologia da SES, os profissionais destacaram a importância do trabalho em conjunto das redes de saúde e com instituições de ensino, reforçaram protocolos gerais e apresentaram parâmetros e índices, como as cidades que tiveram mais procura pelo serviço e procedimentos e diagnósticos predominantes no estado. O Programa Mais Sorriso, criado em 2016 pela coordenação, foi destacado como uma das ferramentas do Estado para fortalecer o atendimento em saúde bucal.

O serviço odontológico do Sistema Único de Saúde conta com polos de atendimento distribuídos no estado. À ocasião, representantes de cada região tiveram a oportunidade de apresentar como o serviço odontológico é oferecido nos municípios, que são acompanhados periodicamente pela coordenação.

- Acompanhar esses municípios através da troca de informações do que vem sendo feito, de como o paciente está sendo encaminhado e tratado, é importante para que a população seja bem assistida. O papel do estado é qualificar esse serviço das unidades de saúde e, para isso, trabalhamos constantemente em acordo com as demais esferas de gestão – enfatiza Jorge Barbosa, representante da Coordenação.

Estavam presentes no encontro, além das coordenações de programas municipais, representantes de instituições de ensino superior, da Associação Brasileira de Odontologia e do Conselho Regional de Odontologia.

Programa Mais Sorriso – Criado em julho de 2016 pela Coordenação de Odontologia da SES, o programa já atendeu mais de 2 mil pacientes, entre eles cerca de 900 atendimentos especializados, como a pacientes com deficiências neurológicas e bebês com microcefalia. O serviço atua também nos cuidados para o controle da infecção dos pacientes em unidades de terapia intensiva, contribuindo para a redução da incidência dos casos de pneumonia. A Coordenação de Odontologia está presente ainda nas 29 UPAs do Estado prestando atendimento de urgência à população.